Mass Effect 3 completa 10 anos de vida

#Games | Lançado pela BioWare, o jogo marcou o fim de uma grandiosa trilogia de RPGs Sci-Fi
Billy Butcherem

Em 6 de março de 2012, ou 10 anos atrás, a BioWare lançou globalmente Mass Effect 3 para Xbox 360, PS3, Wii U e PC, a tão esperada finalização da trilogia do(a) Comandante Shepard, que se iniciou em 2007 no primeiro jogo da franquia.

Ao contrário dos dois jogos anteriores, Mass Effect 3 marcou como o primeiro jogo da franquia a ser publicado inteiramente pela Electronic Arts, uma vez que a editora comprou a BioWare em 2008, encerrando assim a parceria do estúdio com a Microsoft Game Studios, cujo publicou e distribuiu o primeiro jogo da franquia e co-distribuiu Mass Effect 2. Também marcou como o primeiro Mass Effect a não ser lançado no Steam, com a EA escolhendo lançar o jogo apenas na sua loja digital Origin no PC.

O jogo foi bastante aclamado pela suas melhorias em exploração, gráficos e combate, mas ao contrário de Mass Effect 1 e 2, muitas críticas foram feitas ao redor do seu enredo, que para muitos críticos e jogadores, pareceu acelerado e não muito lógico, especialmente a respeito do final do jogo, que foi recebido unanimente com críticas extremamente negativas, resultando até mesmo em processos judiciais contra a EA por vender um produto inacabado/fazer propaganda enganosa.

Apesar disso tudo, o jogo teve boas vendas, conquistou uma média de 93/100 e foi indicado a diversos prêmios no final de 2012 e início de 2013, incluindo as categorias de Melhor RPG e Jogo do Ano. Inclusive, após completar um ano de lançamento, o jogo recebeu uma grande e última DLC, Citadel, que trouxe um devido fechamento narrativo ao Mass Effect 3 base, e este sim recebeu grandes elogios pela mídia e fãs.

Mais recentemente, Mass Effect 3 e os outros dois jogos da franquia ganharam cara nova através de uma coletânea remasterizada que melhorou diversos aspectos desses grandes clássicos, batizada de Mass Effect: Legendary Edition. Ela foi lançada para Xbox One, PS4 e PC via Origin e Steam, além de ser compatível via Xbox Series X|S e PS5 por meio da retrocompatibilidade. E claro, ela também pode ser acessada através dos serviços de assinatura EA Play e Xbox Game Pass.

Veja Também:
Atualização beta para o PS5 conta com melhorias para o DualSense
Square Enix está reformulando seu processo de desenvolvimento com o objetivo de aprimorar a qualidade de seus jogos
Tencent estaria desenvolvendo uma versão mobile de Elden Ring
Silent Hill: The Short Message registra 1 milhão de downloads em cinco dias
Nintendo Switch alcança 139,36 milhões de unidades vendidas em todo o mundo
Dragon's Dogma 2 em 90 segundos: Capcom dá uma breve sinopse da história
Ver comentários