Designer-chefe da Insomniac Games e escritora de Ratchet & Clank: Rift Apart discutem sobre a personalidade e desenvolvimento de Rivet

#Games | Mark Stuart e Sam Maggs se envolveram em polêmicas logo após a apresentação da Insomniac na GDC 2022
Billy Butcherem

Ratchet & Clank: Rift Apart foi um jogo de sucesso para Sony e Insomniac Games, e uma das inovações que mais refrescaram a fórmula da série foi a introdução de Rivet, uma nova Lombax que fez companhia aos dois protagonistas históricos da franquia.

Em uma entrevista recente, o designer-chefe Mark Stuart revelou que, nos planos originais da Insomniac, Rivet também deveria ser chamada de Ratchet: “Por um tempo, ela foi nomeada apenas como Ratchet."

Embora essa premissa fizesse sentido em nível narrativo, os desenvolvedores levaram pouco tempo para entender que um nome idêntico ao protagonista principal teria gerado bastante confusão, tanto nos próprios autores quanto nos jogadores.

"Por exemplo: Ratchet precisa resgatar Clank de Ratchet, que não confia em Ratchet e tem um longo histórico de batalhas com Nefarious. Em um momento em que os nomes dos protagonistas da trama estavam sendo repetidos rapidamente, era difícil explicar de qual dimensão estávamos dizendo, mas também de qual Ratchet eu estava falando."

Outro nome considerado, mas posteriormente descartado, foi Ratchette, e no meio do desenvolvimento a personagem ficou conhecido internamente como Gadget. A partir daí tudo bem, porém, a escritora do jogo, Sam Maggs, criticou as falas de Stuart a respeito da criação de Rivet, e disse estar tendo "seus créditos removidos".

Em um tópico no Twitter postado hoje cedo, Maggs descreve a conversa de Stuart como “perturbadora e francamente ofensiva”, já que a escritor foi responsável por “uma tonelada” do desenvolvimento de Rivet, mas não foi mencionado uma única vez. Maggs continua explicando que, apesar de ter trabalhado no jogo por um 1 e meio, ela não foi creditada como escritora do jogo, apesar de “criar a personalidade de Rivet do zero.”

Maggs atribui praticamente toda a culpa a Stuart, alegando que o designer-chefe “constantemente tentou me minar” e que agora está recebendo “crédito unilateral pelo meu trabalho”. A palestra de Stuart, como falamos acima, entra em muitos detalhes sobre o desenvolvimento da personagem de Rivet, mas se abstém de mencionar quaisquer outras influências além da sua em relação a decisões importantes e mudanças de nome.

Maggs também afirma que ela teve uma mão no design da personagem, explicando que ela teve que trabalhar muito para “tirar os peitos e a maquiagem de Rivet” para torná-la “menos padronizada e sexualizada”, um modelo de personagem que os artistas e designers da Insomniac estavam inclinados a adotarem para Rivet.

Ratchet & Clank: Rift Apart já está disponível exclusivamente no PlayStation 5.

Veja Também:
Dragon's Dogma 2 em 90 segundos: Capcom dá uma breve sinopse da história
Final Fantasy VII Rebirth ganhará demo amanhã
Insomniac Games afirma ainda estar trabalhando no New Game+ de Spider-Man 2
Peacemaker chega dia 28 de fevereiro ao Mortal Kombat 1
Demon's Souls original completa 15 anos
Top Espanha | Confira os consoles e jogos mais vendidos no país em janeiro
Ver comentários