Driver da Nvidia melhora desempenho em placas RTX 20XX e GTX 16XX

#Tecnologia | Conhecido como GSP ou GPU SP, este pedaço de silício descarrega as tarefas do driver da CPU para a GPU.
SWAT426em

Conforme compartilhado em um documento recente da NVIDIA para Linux , a empresa desbloqueou um novo recurso em suas GPUs comerciais e domésticos que estava oculto desde a geração Turing . Conhecido como GSP ou GPU System Processor , este componente transfere tarefas de driver da CPU para a GPU para melhorar o desempenho e a eficiência. Ele foi oficialmente desbloqueado para uso nos drivers mais recentes da NVIDIA. O recurso já está disponível se você estiver usando uma GPU NVIDIA adequada e drivers 510.39.01 ou posterior . O suporte varia do Tesla T4 baseado em Turing, até a série A , como o A100, A2 e A40.

O GSP é um componente na GPU (como o controlador NVENC ) que atua como um coprocessador para a GPU NVIDIA emparelhada . Sua função é descarregar as tarefas de inicialização e gerenciamento da GPU da CPU diretamente para a GPU na tentativa de reduzir a latência geral e melhorar o desempenho do sistema. A empresa diz que a funcionalidade é limitada no momento, mas continuará a se expandir em futuros lançamentos de drivers. Poderíamos ver alguns ganhos de desempenho em jogos e aplicativos pesados ​​centrados em GPU, onde a CPU desempenha um papel crítico no fornecimento de informações à GPU. Isso é especialmente verdade agora que os jogos modernos estão aproveitando a CPU mais do que nunca, graças à maturidade da API de baixo nível.

Embora a NVIDIA tenha dito que bloqueou esse recurso para soluções corporativas (por enquanto), a empresa também anunciou que será um componente crítico para laptops Max-Q que chegam em 2022 e além. Em um novo vídeo do YouTube lançado recentemente, a NVIDIA explica como sua versão mais recente do Max-Q maximizará a eficiência entre a CPU e a GPU. Um desses recursos inclui o GSP - mas, neste caso, a empresa o chama de “ Processador de Comando ” em vez de Processador do Sistema GPU.

Muito provavelmente o GSP e o “Processador de Comando” são a mesma coisa, pois funcionam da mesma maneira, ou seja, descarregando tarefas de baixo nível da CPU para a GPU na tentativa de melhorar o desempenho. Ainda não sabemos muito sobre o GSP, bem como seus benefícios reais de desempenho ou seus recursos completos, mais detalhes serão revelados nas próximas semanas.

Fonte: Tomshw
Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários