A Microsoft e o Xbox tem expandido cada vez mais seus negócios ao redor de todo o mundo, seja adquirindo estúdios ou forjando parcerias second-party com equipes third-party. Frutos da nova era da Xbox Game Studios Publishing podem estar começando a surgir agora, seja com Tell My Why ou com Contraband.
A divisão de Global Publishing do Xbox está realmente de expandindo de uma grande forma, criando laços com estúdios que nunca tinham contactado antes, como é o caso da Avalanche (desenvolvedores de Mad Max e Just Cause) e da IOI (desenvolvedores de Hitman). Mas parece que o foco da Xbox Game Studios Publishing não é apenas o ocidente.
Na era da sétima geração de consoles, o Xbox 360 possuía uma certa presença no Japão, formando parcerias com a MistWalker para o desenvolvimento de Blue Dragon e Lost Odyssey, jogos japoneses exclusivos de Xbox. Nessa época o Xbox possuía um produtor na Xbox Publishing que era somente dedicado a parte do Japão, depois aconteceu o mesmo com Crimson Dragon, só que isso já faz muito tempo. 8 anos sem ninguém dedicado ao Japão na Xbox Game Studios Publishing.
A era do Xbox One, o Xbox não contou com tantos jogos japoneses exclusivos, com Scalebound, que estava em desenvolvimento pela Platinium Games, sendo cancelado em 2017 e pegando muitos fãs de surpresa. Essa era do One foi marcada pela falta de jogos RPG, com o Xbox não possuindo qualquer jogo do gênero, nem ocidental nem oriental.
Hoje em dia não é surpresa pra ninguém que o Xbox tem vários títulos de RPG em andamento: Avowed, Fable e Starfield são só alguns da grande onda de RPGs que o Xbox terá nessa geração. Mas todos são ocidentais, e nenhum é um JRPG. Só que isso parece estar para mudar.
O Xbox designou um Produtor Sênior da Xbox Game Studios Publishing para Tóquio, no Japão. Também de acordo com a Bloomberg, a Microsoft vem abordando vários estúdios japoneses (grandes e pequenos) para serem adquiridos. O perfil do LinkeDin do produtor é esse aqui.
Loading tweet...
— @geronimo_73 Unknown date
Poderia o Xbox estar trabalhando em um jogo com uma desenvolvedora japonesa? Faz tempos desde que e a Microsoft não manda um de seus produtores para trabalhar no Japão, a última vez foi em 2013 com Crimson Dragon, como eu disse acima.
Bom, teremos que aguardar para receber mais detalhes, mas até lá só nós resta esperar.