Novos depoimentos de vítimas por assédio e discriminação na Paradox Interactive são revelados

#Mundo | Depois de muita polêmica com a Ubisoft e Activision Blizzard, chega a vez da Paradox Interactive entrar na mira dos casos
Billy Butcherem

Depois do caso marcante envolvendo cultura tóxica de trabalho, abusos e assédio dentro da Ubisoft e da Activision Blizzard, a Paradox Interactive também acabou recentemente no olho do furacão por ser acusada de atos discriminatórios contra sua equipe feminina.

Agora vem mais depoimentos de desenvolvedores e colaboradores com experiências ruins dentro da empresa especializada em títulos do gênero de estratégia. Conforme relatado pela Eurogamer e pelo portal sueco Svenska Dagbladet, dentro da Paradox a presença masculina domina e não parece haver nenhum espaço de decisão para as mulheres que colaboram na realização dos projetos da empresa, sem falar nos casos de assédio real que várias testemunhas declaram ter sofrido.

“Ele tinha muito contato físico conosco, funcionárias”, revela uma ex-funcionária sobre o comportamento de um executivo da Paradox.

''Uma mão na virilha ou abraços muito apertados, afundando o rosto no nosso pescoço. Várias meninas já falaram sobre isso.''

Outra testemunha acrescentou:

"Já estive em reuniões em que era a única mulher na sala e disse 'Ei, realmente acho que devemos ir por aqui, com base na minha experiência com esse jogo', e alguém olha para mim e diz: 'Quer saber, você está aqui apenas como uma presença simbólica. Então, acho que você deveria calar a boca'. É difícil ser mulher nesta empresa."

O CEO da Paradox Interactive comentou a polêmica situação há algumas semanas, admitindo que foi uma das figuras centrais que presenciou assédio entre seus funcionários durante o ano de 2018. Parece que os casos só tendem a piorar.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Análise - Momodora: Moonlit Farewell
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Ver comentários