Com o anúncio de um recorde no último trimestre para o PlayStation, a administração da Sony Interactive Entertainment ofereceu alguns detalhes sobre o processo de expansão da PlayStation Studios. Com as compras de estúdios como Housemarque, Bluepoint Games e Firesprite, o número total de subsidiárias First-party da nipo-americana subiu para 16 estúdios.
Ao todo são 19 estúdios, porém lembramos que 3 deles são apenas de suporte/porte (Nixxes Software, SIE San Mateo Studio e XDev). Graças as esses esforços, a força de trabalho empregada pela Sony Interactive Entertainment também aumentou, tendo um aumento recente de 20% no número de desenvolvedores empregados na PlayStation Studios.
Um crescimento notável, que oferece novos recursos não só para desenvolvimento em consoles, mas, segundo o que afirmou o CFO Hiroki Totoki, também aumenta o número de devs trabalhando em para portes para PCs (God of War, Uncharted 4 e Uncharted: The Lost Legacy chegarão em 2022 no PC) e para a expansão das IPs de PlayStation no modelo Free-to-play (Mobile).
A administração da Sony Interactive Entertainment também confirmou que outras aquisições podem ocorrer em um futuro próximo, com a empresa planejando "continuar a investir agressivamente em suas oportunidades de aquisição de talentos".