Microsoft diz que os Xbox Game Studios usarão da Id Tech Engine em mais produções no futuro

#Games | Id Tech e FTech se tornando cada vez mais os motores gráficos centrais da Microsoft
Billy Butcherem

Com a aquisição da ZeniMax Media sendo efetuada por completo no Team Xbox e Xbox Game Studios, além de 8 estúdios e muitas IPs e franquias, também vieram consigo diversas tecnologias, como Motores Gráficos.

A Bethesda é pioneira nesse cenário, e obras como The Elder Scrolls e Fallout utilizam da Creation Engine. Já a Id Software, possui sua valente Id Tech, que se encontra na Id Tech 7 atualmente, e dá poder e vida a obras como DOOM, QUAKE, Wolfenstein, The Evil Within (utiliza a STEM Engine, uma modificação da Id Tech 6) e Dishonored (utiliza da Void Engine, uma modificação da Id Tech 6).

Essa família de motores gráficos se junta agora aos da Microsoft, que são a Slipspace Engine, Havok Technologie Engine, FTech Engine e Bedrock Engine, conhecidos motores gráficos que alimentam séries como Halo, Forza, Minecraft, Fable, Age of Empires, Flight Simulator, e outras.

Durante o recente Roundtable da Xbox + Bethesda, foi abordado por Phil Spencer o tema da Id Tech, o carro-chefe da Id Software quanto a motor gráfico, que na edição de Id Tech 7 estreou no prestigiado DOOM: Eternal.

De acordo com Spencer, num futuro próximo, deveremos ver mais jogos utilizando da Id Tech, incluindo da Xbox Game Studios, que são 15 estúdios que recebem seus novos irmãos da ZeniMax, 8 estúdios, totalizando 23 estúdios internos sob a Team Xbox. Spencer diz ser um grande fã desse motor gráfico da Id Software, então parece justo que a Microsoft dará bastante enfoque a ele na família.

Isso também remete a FTech, motor gráfico da Turn 10 Studios que alimenta as séries Forza Motorsport e Forza Horizon, que estreou fora desta IP pela primeira vez em 2020, no Microsoft Flight Simulator, e que também está sendo usado no próximo Fable.

A Turn 10 disse que a nova iteração da engine, FTech X, pretende expandir ainda mais o motor gráfico na Xbox Game Studios, sendo usado para uma ampla e mais rica lista de títulos. Será interessante ver como ficarão a Id Tech e FTech nesse formato, atuando como motores gráficos irmãos.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários