Microsoft diz que os Xbox Game Studios usarão da Id Tech Engine em mais produções no futuro

Microsoft diz que os Xbox Game Studios usarão da Id Tech Engine em mais produções no futuro

Id Tech e FTech se tornando cada vez mais os motores gráficos centrais da Microsoft
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Com a aquisição da ZeniMax Media sendo efetuada por completo no Team Xbox e Xbox Game Studios, além de 8 estúdios e muitas IPs e franquias, também vieram consigo diversas tecnologias, como Motores Gráficos.

A Bethesda é pioneira nesse cenário, e obras como The Elder Scrolls e Fallout utilizam da Creation Engine. Já a Id Software, possui sua valente Id Tech, que se encontra na Id Tech 7 atualmente, e dá poder e vida a obras como DOOM, QUAKE, Wolfenstein, The Evil Within (utiliza a STEM Engine, uma modificação da Id Tech 6) e Dishonored (utiliza da Void Engine, uma modificação da Id Tech 6).

Essa família de motores gráficos se junta agora aos da Microsoft, que são a Slipspace Engine, Havok Technologie Engine, FTech Engine e Bedrock Engine, conhecidos motores gráficos que alimentam séries como Halo, Forza, Minecraft, Fable, Age of Empires, Flight Simulator, e outras.

Durante o recente Roundtable da Xbox + Bethesda, foi abordado por Phil Spencer o tema da Id Tech, o carro-chefe da Id Software quanto a motor gráfico, que na edição de Id Tech 7 estreou no prestigiado DOOM: Eternal.

De acordo com Spencer, num futuro próximo, deveremos ver mais jogos utilizando da Id Tech, incluindo da Xbox Game Studios, que são 15 estúdios que recebem seus novos irmãos da ZeniMax, 8 estúdios, totalizando 23 estúdios internos sob a Team Xbox. Spencer diz ser um grande fã desse motor gráfico da Id Software, então parece justo que a Microsoft dará bastante enfoque a ele na família.

Isso também remete a FTech, motor gráfico da Turn 10 Studios que alimenta as séries Forza Motorsport e Forza Horizon, que estreou fora desta IP pela primeira vez em 2020, no Microsoft Flight Simulator, e que também está sendo usado no próximo Fable.

A Turn 10 disse que a nova iteração da engine, FTech X, pretende expandir ainda mais o motor gráfico na Xbox Game Studios, sendo usado para uma ampla e mais rica lista de títulos. Será interessante ver como ficarão a Id Tech e FTech nesse formato, atuando como motores gráficos irmãos.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro