XCOM: Enemy Unknown, o aclamado jogo de 2012 da Firaxis e 2K Games, deveria ser um título do gênero RTS (Estratégia-em-Tempo-Real) com veículos, pelo menos de acordo com o projeto apresentado em 2005 à editora Take Two.
A revelá-lo foi um de seus desenvolvedores, Jake Solomon, que também compartilhou parte do documento original para o deleite dos curiosos. Como você sabe, o jogo se tornou em TBS (Estratégia-em-Turnos) mais alinhado com o XCOM original de Julian Gollop.
Lendo o documento, parece que muitos dos recursos descritos acabaram no jogo final, como ação em equipe, pesquisa de tecnologia e gerenciamento de pânico em escala global, enquanto outros foram totalmente eliminados, como o combate em tempo real no campos de batalhas e veículos 3D.
Solomon não explicou o que levou a Firaxis a optar por uma abordagem mais clássica. Provavelmente, o pano de fundo do próprio estúdio de desenvolvimento também desempenhou um papel, muito mais confortável com os turnos do que com o tempo real. No entanto, o projeto final foi aprovado em 2008 e o resto é história.
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— @SolomonJake Unknown date