O Controle de Xbox é o mais utilizado pelos jogadores de PCs na Steam

#Games | Valve lança as esmativas oficiais, e revela que o controle da Microsoft em seu Xbox é o mais querido pelos PC Gamers
Billy Butcherem

O já muito famoso Wireless Controller de Xbox é o mais querido e utilizado pelos jogadores de PC na Steam. Quem revelou a informação foi a própria Valve, falando sobre uma grande novidade introduzida para os desenvolvedores.

Esta é uma função que possibilita descobrir, com uma ferramenta dedicada, quantos jogadores poderiam usar um controle com seus jogos e, acima de tudo, quais seriam os modelos mais populares.

Os dados indicam que 68% dos jogadores que usam um controle na Steam escolheram um dos Xbox (Xbox One Controller & Xbox Series Controller). Os controles de PlayStation (PS4 DualShock e PS5 DualSense) estão muito atrás, com 21%, enquanto os controles de Nintendo Switch estão parados com 4%.

A Valve também tem sua própria solução com o seu Steam Controller, porém ele é usado por apenas 2% dos jogadores, mas tendo saído de produção é provável que o número tenda a piorar nos próximos meses e anos consecutivos.

A Valve não revelou quais são os modelos realmente mais usados, agrupando os controles por macro famílias, mas os dados do Xbox não surpreendem, dado o excelente suporte fornecido pela Microsoft para seus periféricos em plataformas Windows 10, especialmente com o elogiado Xbox Elite Series Controller.

Vamos ler outros dados interessantes, retirados diretamente do relatório:

"48 milhões de usuários usaram um controle enquanto jogam na Steam, e cerca de 10% das sessões de jogo diárias são feitas com um controle. Obviamente, o uso de controles não é uniforme em todos os tipos de jogos."

"Muitos jogos de estratégia em tempo real (RTS) são difíceis de jogar com controles de qualquer tipo e tendem a ter uma porcentagem muito menor de usuários usando-os (geralmente menos de 1%)."

"Muitos jogos de esportes e luta, por outro lado, têm mais de 70% das sessões de jogo usando um controle, e os jogos de corrida e skate têm mais de 90%. Quando se trata de jogos de ação e aventura, a maioria dos jogos de aventura em terceira pessoa possui 40-50% dos jogadores usando controles."

Fonte 1: Multiplayer It
Fonte 2: Steam
Veja Também:
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Cerca de 95% dos estúdios estão trabalhando ou esperam trabalhar com um GAAS
Ver comentários