A Bioware tem passado por um momento difícil. Com o lançamento problemático de Mass Effect Andromeda e toda controvérsia em torno de Anthem, com a nova versão do jogo sendo recentemente cancelada, toda esperança do estúdio está agora no próximo Dragon Age.
Quando foi anunciado que Dragon Age 4 poderia ser um jogo por serviço, os fãs ficaram preocupados com o futuro da série. No entanto, de acordo com uma matéria da Bloomberg escrita por Jason Schreirer, a Electronic Arts decidiu remover todos os componentes multiplayers do jogo.
De acordo com Jason, pessoas ligadas ao projeto afirmaram que a EA decidiu transformar Dragon Age 4 em um jogo somente single-player devido ao fracasso dos recentes multiplayer da empresa, como o próprio Anthem, e ao grande sucesso de Star Wars Jedi: Fallen Order.
Em 2019, Andrew Wilson, o CEO da EA, afirmou que os jogos como serviço seriam o futuro da empresa. No entanto, com o fracasso de Anthem e o sucesso de Jedi: Fallen Order, a empresa percebeu que os jogos single-player ainda podem ser lucrativos e que o melhor seria deixar a Bioware retornar as suas raízes.