Ampere: Vendas do Xbox Series X|S e PS5 estão alinhadas, não a frente da geração anterior

#Games | Mas a empresa acredita que o novo PlayStation pode vender até 8 milhões de unidades no final de março, superando o PS4
Billy Butcherem

Um novo relatório sugere que as restrições de oferta impediram os consoles de PlayStation e Xbox de próxima geração de vender significativamente seus antepassados.

Dados da Ampere Analysis sugerem que o Xbox Series X|S vendeu 2,8 milhões de unidades desde o lançamento em novembro, ficando um pouco atrás do Xbox One durante o mesmo período de pós-lançamento com 2,9 milhões de unidades.

Enquanto isso, o PS5 igualou o desempenho do PS4, que mudou 4,2 milhões de unidades nos primeiros meses após o lançamento em novembro de 2013.

Também vale a pena notar que o PS4 conseguiu isso sem seu mercado doméstico, o Japão, onde não foi lançado até o primeiro trimestre de 2014. O PS5, entretanto, foi lançado simultaneamente em todo o mundo.

Na semana passada, as finanças da Sony relataram que o PS5 vendeu 4,5 milhões de unidades, confirmando-o como o PlayStation de maior sucesso e, por extensão, o console doméstico de maior sucesso de todos os tempos.

No entanto, os números da Sony geralmente representam vendas no varejo ou remessas, enquanto a Ampere afirma que seus dados se concentram na venda direta, vendas diretas aos consumidores.

A pandemia é inegavelmente um fator aqui, com ambos os proprietários da plataforma sofrendo restrições e provavelmente enfrentando uma competição feroz por componentes-chave ao longo de 2021.

A Ampere acredita que o PS5 provavelmente teria vendido mais de cinco milhões de unidades até agora se a disponibilidade não fosse um problema.

A empresa de análise também espera que o PS5 possa vender entre 7,6 milhões e 8 milhões de consoles até o final de março de 2021, o que o colocaria à frente das vendas de 7,5 milhões do PS4 no mesmo período.

O desempenho da Microsoft é considerado mais decepcionante. Apesar de ter o console de próxima geração mais barato no Xbox Series S, e lançar em mais de três vezes mais mercados do que o Xbox One em novembro de 2013, a empresa ainda ficou 100.000 unidades abaixo de seu desempenho anterior.

Ampere acrescenta que, embora a Microsoft esteja se concentrando em receitas recorrentes por meio de Xbox Game Pass e envolvimento do público em geral em consoles, PC e até dispositivos móveis, em vez de depender principalmente das vendas de hardware tradicional, ela acredita que os proprietários do Series X|S continuarão sendo a pedra angular do negócio do Xbox até pelo menos 2025.

Em comparação, a Nintendo desfrutou de um ótimo ano, com 26,3 milhões de vendas de Switch superando o melhor desempenho de vendas da empresa no ano anterior: 24,5 milhões, alcançado durante a era Wii.

Esse sucesso foi atribuído aos "gastos induzidos pela pandemia", bem como ao amplo apelo dos jogos da Nintendo, com Animal Crossing um impulsionador de vendas chave.

Fonte: games industry.biz
Veja Também:
Discussão | O que achou de Granblue Fantasy: Relink?
Helldivers 2 bate o recorde de jogadores de Halo Infinite no Steam
Análise | Helldivers 2
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Deu ruim! Confira as notas iniciais de Skull and Bones
Ver comentários