Valve está sendo processada por abuso na Steam, mantendo os preços dos jogos para PC altos demais

#Games | Processo alega que a Valve Inc. está abusando da Steam "ao criar uma barreira artificial de entrada" para os desenvolvedores de jogos
Billy Butcherem

A Valve foi processada por um motivo que parecerá muito estranho para a maioria: Ela está usando a Steam para manter altos os preços dos jogos de PC.

Na verdade, o sucesso da loja de Gabe Newell e Co. costuma ser comparado à queda dos preços do PC, mas há quem não pense assim devido a um tecnicismo imposto no contrato de publicação.

Essencialmente, a Valve exigiria que desenvolvedores e editores vendessem jogos pelo mesmo preço em todas as lojas digitais, caso contrário, eles não seriam capazes de vendê-los no Steam. Isso criaria uma barreira artificial à entrada, o que prejudicaria a concorrência.

Liderando a ação coletiva está o escritório de advocacia Vorys Sater, com sede em Ohio, alegando que a Valve está abusando da cláusula MFN (Most-Favored-Nation), dificultando para outras lojas, como a Epic Games Store, itch.io e a Microsoft Store, para competir com eles da maneira que quiserem.

Um dos meios mais comuns de competição entre lojas é vender a preços mais baixos do que o dominante, mas a Steam, que atualmente é a loja mais importante no cenário do PC, evita essa prática ao prejudicar a liberdade de outros players do mercado.

Sem a cláusula MFN, outras lojas poderiam competir em preços e também beneficiar os consumidores.

Fonte 1: multiplayer it
Fonte 2: gamespot
Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários