Relatório: Alta demanda de PS5 e Xbox podem estar prejudicando a produção da TSMC

#Notícias | Isso pode afetar não só o preço de peças para computador como Smartphones e outros produtos
ZeroJimmyem

Nos últimos 4-5 meses, discutimos a escassez repetida de produtos afetando quase todas as peças de PC ou hardware de jogos de última geração atualmente no mercado. Um dos aspectos mais interessantes da situação foi a forma como atingiu a todos: as GPUs Nvidia fabricadas pela Samsung são difíceis de encontrar, mas também as GPUs AMD fabricadas pela TSMC. As vendas dos consoles PS5 e Xbox Series S | X foram maiores que as esperadas e isso afetou toda uma indústria, e isso vem causando problemas para TSMC.

Como a AMD não constrói seu próprio hardware, muitos olhos se concentraram no TSMC durante este período, mas não ficou claro se é aí que reside o problema real.

Uma explicação é que a enorme demanda e o aumento de novos designs criaram gargalos no mercado. Outro - que não investigamos muito, por não sabermos de onde o problema pode estar vindo - é que há um problema anterior com uma empresa diferente na cadeia de suprimentos de produção de chips que está alimentando esse problema.

Relatórios do outono de 2020 sugeriram que a TSMC estava trabalhando com uma escassez de substrato ABF. ABF (Ajinomoto Build-up Film) é uma resina que isola CIs modernos e resiste à expansão e contração com base nas mudanças de temperatura. As conexões que preenchem a lacuna entre a escala nano (IC) e a escala milimétrica (embalagem) são feitas através de uma camada ABF, conforme mostrado abaixo:

ABF é incrivelmente importante para o processo de empacotamento de chips, e uma escassez contínua está afetando quase todos que empregam padrões avançados de empacotamento. Isso poderia se encaixar em nossos critérios para uma parte importante da explicação geral do que está acontecendo, porque este não é um problema que afetaria apenas Nvidia, AMD, Intel ou qualquer outra empresa isolada. Se a TSMC não puder comprar o suficiente, o impacto pode se espalhar por todo o mercado, atingindo várias empresas. Apple, Qualcomm e Samsung também usam ABF. O DigiTimes relatou uma escassez pelo menos já em junho de 2020 e afirmou que ela poderia aumentar e piorar em 2021. Essa previsão parece ter dado frutos.

Os baixos rendimentos do GDDR6 também foram responsabilizados pela escassez de GPU, embora, novamente, não esteja claro exatamente quais escassez de componentes estão causando quais problemas. Mas está claro que isso vai além dos problemas de rendimento, o que faz sentido - ouvimos rumores de baixos rendimentos de 8N na Samsung, mas nada sobre qualquer equivalente na TSMC. Também sabemos que a AMD vem distribuindo silício 7nm da TSMC desde meados de 2019, o que implica que o nó deve estar bastante maduro agora, mesmo para chips de desktop de alta potência e GPUs. O fato de estarmos vendo problemas globais sugere que pode haver variáveis adicionais em jogo.

Além disso, o mercado de criptografia está explodindo novamente, o que não ajudará exatamente ninguém e nada quando se trata de encontrar uma solução para a escassez contínua. Um relatório da HardwareTimes afirma que a Sony e a Microsoft reservaram até 80 por cento da produção 7nm da AMD para consoles. Presumivelmente, esta é uma referência a 80 por cento da alocação que a AMD compra da TSMC, em oposição a uma implicação de que ambas as empresas compraram um espaço de fabricação de 7 nm “da” AMD (a AMD é um designer de chips, não um fabricante). Uma situação em que a AMD alocou 80 por cento de sua produção para consoles não é tão louca quanto parece se você assumir que o acordo foi quase certamente de curta duração, destinado a cobrir apenas os volumes iniciais de lançamento. Claro, a escassez crônica e a demanda contínua garantiram que os consoles continuariam sendo itens de alta demanda por mais tempo. Como esse tem sido o caso com todos os outros produtos de última geração, estamos basicamente presos no equivalente de alta tecnologia a dezesseis pessoas tentando passar por uma porta exatamente ao mesmo tempo. Vencedores? Ninguém. Perdedores? Qualquer pessoa que tente comprar hardware sem vender um rim e / ou faça uma barganha faustiana sobre prazos de entrega.

Dizem que os principais fornecedores da TSMC para ABF estão enfrentando escassez contínua. Há rumores de que a AMD não pode atender à demanda de notebooks por causa do problema ABF e que o problema pode piorar no terceiro trimestre de 2021, quando os notebooks Zen 3 chegarem ao mercado. Até agora, ouvimos muitos rumores de que a escassez diminuiria em março-abril de 2021, mas se o ângulo ABF for verdadeiro, pode demorar mais.

Fonte: Extremetech
Veja Também:
Star Citizen terá acesso gratuito a partir de hoje até 15 de fevereiro
Ubisoft afirma que ficou decepcionada com as vendas de Assassin's Creed Nexus
Silent Hill: The Short Message roda em 4K nativo no PS5, porém com muitas quedas de FPS
Ubisoft confirma que Assassin's Creed Red será lançado antes de Março de 2025
Doki Doki Literature Club Plus! e Lost Castle estão disponíveis gratuitamente para PC
A Ascensão do Ronin ganha novos detalhes sobre travessia e missões do mundo aberto
Ver comentários