Microsoft tentou comprar a Midway Games, SquareSoft e Nintendo em 2000, revela um dos criadores do Xbox

#Games | Americana queria possuir Final Fantasy, Mortal Kombat e as IPs da Nintendo para si
Billy Butcherem

No alvorecer da era Xbox, a Microsoft levava a muito sério a aquisição da Nintendo, juntamente com empresas estabelecidas como a SquareSoft e a Midway Games, gigantes da época.

Isso foi revelado e confirmado por Kevin Bachus, um dos líderes e criadores do primeiro Xbox, de 2001, durante uma entrevista concedida a jornalistas da Bloomberg.

Ao reconstruir toda a questão, o ex-executivo da Microsoft relembrou a reunião em 1999 com o então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, para organizar uma viagem ao Japão na tentativa de sondar as oportunidades de uma possível aquisição da Nintendo.

“Steve Ballmer nos fez reunirmos com os representantes da Nintendo para ver se considerariam a possibilidade de serem adquiridos”, revelou Bachus antes de explicar o tom que a casa do Super Mario tinha ao responder a esta proposta:

“Eles apenas riram. Para se ter uma ideia, imagine que você está parado na frente de alguém rindo de você por uma hora. Bem, aquela reunião foi exatamente assim."

Porém, de acordo com o que foi especificado por Bob McBreen, ex-Microsoft Business Development, em janeiro de 2001 uma delegação da Nintendo veio aos escritórios da empresa americana para propor uma colaboração entre as duas empresas: a intenção da Big N era desenvolver videogames em um console projetado e distribuído pela Microsoft.

Com base nas declarações de Bob McBreen, em novembro de 1999 a gigante de tecnologia dos Estados Unidos iniciou contatos com a SquareSoft, dona de Final Fantasy, para explorar as oportunidades de uma possível aquisição da empresa que, em 2001, decidiu se fundir com a Enix Corp. e fundar a atual empresa de publicação e desenvolvimento de plataforma Square Enix.

Não menos importantes são as revelações de Bachus, segundo as quais executivos da Microsoft tentaram nesses anos adquirir a Midway Games, os criadores de NBA Jam e Mortal Kombat e outra montanha de IPs, mas falharam em fazê-lo já que a Midway teria de abandonar o desenvolvimento de títulos para o PlayStation, algo que a empresa não queria perder.

Fonte 1: Every Eye
Fonte 2: Bloomberg
Veja Também:
Moon Studios diz que não se vendeu para uma editora para não ser fechada por acionistas
Granblue Fantasy: Relink adicionará os personagens Seofon, Tweyen e Sandalphon em breve
Lollipop Chainsaw RePOP permitirá que os jogadores aproveitem a mesma dublagem do original
Exclusividade é o 'calcanhar de Aquiles' dos AAA, afirma Shawn Layden
Estúdio Deviation Games foi fechado
Confira um gameplay de Stellar Blade dublado em português
Ver comentários