Demo do cancelado GoldenEye 007 Remake da Microsoft e Rare é encontrado

#Games | 2 horas de gameplay de uma das inúmeras tentativas falhadas da Microsoft em trazer o agente secreto
Billy Butcherem

Ao longo dos anos, os fãs de jogos clássicos provavelmente se perguntaram por que GoldenEye 007, o influente jogo de tiros do Nintendo 64 da Rare baseado em James Bond , nunca viu um relançamento em sistemas posteriores.

Afinal, o jogo foi bem recebido quando foi lançado: o crítico do The Dallas Morning News, então um estudante do ensino médio, disse que ele tinha "a jogabilidade em primeira pessoa mais agradável de todos os tempos".  A IGN chamou de uma "joia de primeira pessoa verdadeiramente magistral." A GameSpot pensou que se mais jogos da Nintendo usassem GoldenEye 007 como modelo, o N64 poderia ser um assassino do PlayStation. 

O problema começou quando a Rare foi comprada pela Microsoft em 2002, passando os direitos de James Bond 007 em um acordo de licenciamento para a Microsoft, que desde então e até hoje, tem uma porcentagem da franquia em suas mãos. Com esse poderio, a empresa tentou inúmeras vezes trazer o Agente famoso dos cinemas aos Xbox 360 e Xbox One, e todas as vezes acabaram falhando.

Uma das primeiras formas da Microsoft tentar trazer o James Bond 007 foi criando um remake-remaster de GoldenEye 007, que ficou sendo feito de 2006 até 2008 pela Rare; o projeto prometia ser similar ao que vimos em Halo: Combat Evolved Anniversary, mantendo muito da essência do jogo original. Assim como a empresa do Xbox fez trazendo de volta títulos como Conker's e Perfect Dark no Xbox 360, o GoldenEye 007 seria o mesmo caso, e se tivesse sucesso, ganharia mais sequências.

A aprovação da Microsoft em usar o James Bond 007 foi concedida sem muitos obstáculos, em vista que tanto Danjaq, MGM Studios e Microsoft tinham maior poder sobre a IP. O começo dos defeitos começou com o fato da franquia nos jogos na época estar sob as mãos da Activision em maior parte do licenciamento, o que gerou um conflito de interesse. Depois, mas a Nintendo Japão aparentemente se recusou a conceder permissão no último minuto.

Hoje, uma demo de 2 horas desse remake/remaster da Microsoft e Rare do GoldenEye 007 para o Xbox 360 acabou sendo ''vazada.'' Você pode conferir o vídeo abaixo, que pode ir na resolução de até 4K/60 FPS.

Confira abaixo:

O Presidente e CEO do Xbox, Phil Spencer, chamou a situação de ''desafiadora'' em 2015, dizendo que eles estavam ``sempre iniciando e desistindo'' de realizar projetos de James Bond 007. A Ars Technica publicou um extenso artigo sobre essa questão em 2019, falando sobre os problemas sobre a IP que até hoje assolam, seja no cinema ou nos jogos.

Nos últimos anos com o Xbox One, vimos apenas a aparição de James Bond 007 como um conjunto de DLC temático com todos os seus carros em Forza Horizon 4, o que reascendeu a chama dos jogadores de que talvez a Microsoft estivesse novamente com vontade de criar jogos da franquia:

Felizmente, em 2020, a IO Interactive conseguiu convencer a Danjaq, a dona majoritária da franquia, a conseguir os direitos de produzir um jogo da saga. Este será desenvolvido e publicado pela IOI, conhecida por Hitman, e que com altas chances chegará para múltiplas plataformas, Xbox, PlayStation e PC, em vista que o acordo não possui interveio ou o nome da dona do Xbox vinculado.

Fonte 1: outer space
Fonte 2: tweakers
Veja Também:
Dragon's Dogma 2 em 90 segundos: Capcom dá uma breve sinopse da história
Final Fantasy VII Rebirth ganhará demo amanhã
Insomniac Games afirma ainda estar trabalhando no New Game+ de Spider-Man 2
Peacemaker chega dia 28 de fevereiro ao Mortal Kombat 1
Demon's Souls original completa 15 anos
Top Espanha | Confira os consoles e jogos mais vendidos no país em janeiro
Ver comentários