Ponpu: Um pato estranho e bombas, mesmo inspirado em um game clássico passa longe de sua inspiração #GV Review

#Análises | Inspirado em Bomberman, mas levado a uma linha diferente, game diverte mas deixa um gostinho que falta algo a mais!
Allan Kardecem

Foi lançado na semana passada para PC via Steam, o game Ponpu, desenvolvido pela Purple Tree Studio, o game que é inspirado em Bomberman, trás vários detalhes que deixa a inspiração ser só inspiração. Arte estranha e mapas simplistas faz o game ter um grande potencial, mas que parece ser desperdiçado na ideia final. Acompanhe comigo mais uma análise.

Ponpu lhe leva a um mundo onde você deverá controlar um pato que tem o objetivo simples e único de destruir o mundo, mas por um pequeno erro de percurso você acaba perdendo a memória, e agora irá lutar contra quem lhe enviou para salvar o mundo que deveria destruir. Um pequeno plano de fundo para o objetivo principal: explodir coisas...

O jogo apresenta de cara uma arte no mínimo estranha ao primeiro olhar, baseada em animações recentes que certamente alguns irão gostar e outros irão detestar, já que a escolha da paleta de cores é bem característica, a maior parte dos elementos brancos com linhas e sombras puxadas para um marrom escuro e tons de marrom claro, o que pode atrapalhar um pouco a identificação do que pode ou não pode ser explodido e até identificar alguns inimigos, que são basicamente brancos com linhas marrons.

A trilha sonora é bem elaborada e deixa o jogo agradável em si, os mapas até certo ponto também são bem elaborados, há salas secretas, armadilhas e itens a se coletar o que aumenta o tempo de gameplay, já que pode lhe entreter procurando os itens escondidos. Mas isso não salva a falta de inimigos e elementos que poderiam ser explodidos.

No primeiro mundo há 4 fases sendo que uma é de um chefe, e nessas fases se houver 10 inimigos junto com o chefe é muito. Os inimigos incluindo o chefe são bem simples, lhe seguindo e tentando bater ou acertar com algo, o chefe mesmo não precisa de muita estratégia, jogar bombas sequenciais freneticamente resolve o caso em poucos segundos, e tentar fazer uma estratégia de fugir e achar o ponto certo somente irá te atrapalhar.

O jogo possui modos coop e multiplayer, o que certamente é o foco do game em si, que aumenta bem sua diversão, ele consegue de forma rápida se conectar e criar uma sala para se jogar contra outros jogadores, em pequenas batalhas rápidas e frenéticas sem muita estratégia e direção, já que o mapa com diversos elementos e sua estética diferenciada acaba confundindo o jogador, e você acaba se encontrando em uma batalha soltando bombas desenfreadamente e se perguntando "o que estou fazendo aqui".

Ponpu certamente é inspirado em Bomberman, mas como toda inspiração, tenta fazer algo novo e diferente, só que falha ao deixar uma expectativa que não é suprida, pois falta desafio e elementos que atraia o jogador a continuar jogando. Como disse o multiplayer aumenta a diversão e salva o jogo, mas também não faz milagres. Recomendo para os interessados em algo diferente, mas não espere muito do modo single player e já aviso que o multiplayer pode ser caótico.

Ponpu já está disponível para PC via Steam, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários