Tim Sweeney sobre o corte de 15% da Apple: "Não estamos lutando por uma comissão mais baixa"

#Games | O CEO da Epic Games diz que 30% de comissão "não é errado, é apenas um mau negócio"
Billy Butcherem

Tim Sweeney respondeu ao novo sistema de comissão em camadas da Apple, reiterando que a taxa de 30% em si não está no centro da batalha legal em curso de sua empresa com o fabricante do iPhone.

Ontem, a Apple lançou o Programa para Pequenos Negócios da App Store, que reduz a taxa de comissão sobre vendas e compras no aplicativo para 15% para desenvolvedores que ganharam menos de US $ 1 milhão no ano anterior.

A iniciativa foi posicionada como um esforço para ajudar os desenvolvedores menores e novos, mas inevitavelmente foi vista como uma resposta sutil à reclamação contínua da Epic Games sobre a taxa de 30%.

Em agosto, a Epic adicionou pagamentos diretos ao Fortnite para evitar dar à Apple seus 30%. Isso levou a Apple a remover o jogo da App Store, ao que a Epic respondeu com um processo antitruste.

Após a notícia do corte de 15%, os fãs do Fortnite entraram em contato com Sweeney, perguntando se tal acordo traria o Battle Royale de volta ao iOS, não que a Epic se qualificasse, é claro.

“Não estamos lutando por uma comissão inferior”, disse Sweeney.

“A Epic está lutando por uma competição justa entre empresas de plataforma móvel, lojas e processadores de pagamento. Se o iOS estivesse aberto a pagamentos e lojas concorrentes, voltaríamos com alegria, mesmo que o serviço de pagamento da Apple ainda cobrasse 30%.''

"A comissão de 30% da Apple não é errada, é apenas um mau negócio. O que é errado é a Apple bloquear lojas concorrentes e processadores de pagamento, para garantir que bons negócios não possam ser oferecidos aos desenvolvedores."

Embora Sweeney afirme que o valor de 30% em si não é o problema, ele já se manifestou contra essa taxa várias vezes.

Em 2017, ele alertou os desenvolvedores que as lojas de aplicativos estão "embolsando uma grande quantidade de lucro'' às suas custas. Um ano depois, ele disse ao GamesIndustry.biz que "30% do imposto sobre a loja é um custo alto" - este comentário veio quando o Fortnite foi lançado no Android sem passar pelo Google Play.

No final de 2018, a Epic Games lançou sua própria loja de PCs para competir com o Steam , obtendo apenas uma redução de 12% nas transações, em vez dos 30% habituais.

Em outra conversa no Twitter, ele acrescentou que os consumidores não se beneficiarão com essa nova iniciativa.

"É ótimo que a Apple esteja oferecendo aos desenvolvedores indie um negócio melhor, mas 95% das compras no aplicativo são em aplicativos maiores que a Apple ainda cobra 30%, então isso não trará nenhum alívio para os consumidores que estão pagando preços inflacionados por itens" ele escreveu.

Curiosamente, esse discurso em particular revelou que tanto a Epic quanto a Apple recusaram a mesma solução para sua disputa em andamento.

"A Epic ofereceu colocar 30% da receita do pagamento direto em depósito e a Apple não concordou", afirmou Sweeney. "Em [uma audiência posterior], o juiz questionou se a Epic voltaria aos pagamentos da Apple se a Apple colocasse os 30% em depósito, e nós dissemos que não."

O caso Epic vs Apple deve ser realizado em maio de 2021 .

A Epic Games entrou com um processo semelhante contra o Google . Respondendo a um usuário do Twitter observando que, ao contrário da Apple, o Google permite pagamentos diretos, lojas de terceiros e outras coisas pelas quais a Epic está fazendo campanha, Sweeney escreveu:

"O Google não bloqueia as lojas concorrentes de uma vez, mas limita os recursos do Android para colocar as lojas instaladas na web em desvantagem e, em seguida, restringe os OEMs de fazer parceria com lojas de terceiros concorrentes por meio de uma combinação de termos de contrato e pressão.''

"O Google Play também requer aplicativos que eles distribuem para usar seu sistema de compra no aplicativo, embora as compras possam ocorrer semanas, meses ou anos após a instalação. A Epic Games Store para PC oferece um sistema de compra no aplicativo, mas não exige que os desenvolvedores use-o."

A Epic propôs uma data de fevereiro de 2021 para seu caso contra o Google depois que seu oponente pressionou por um adiamento até outubro de 2022, algo que o juiz rejeitou.

Fonte: games industry.biz
Veja Também:
Análise | Helldivers 2
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Deu ruim! Confira as notas iniciais de Skull and Bones
Assinantes do PlayStation Plus Deluxe podem testar Dead Island 2 gratuitamente
Stellar Blade recebeu a classificação +17 nos EUA por violência e teor sexual elevados
Ver comentários