Os videogames que renderam às empresas mais de $1 Bilhão de dólares são frequentemente chamados de os melhores jogos de todos os tempos, e o sempre popular Apex Legends está a caminho de faturar um Bilhão para a Electronic Arts em 31 de março de 2021, o final do ano fiscal atual.
A constante e crescente popularidade de Apex Legends pode ser comparado a algumas das outras grandes franquias on-line da Electronic Arts, como as séries The Sims e FIFA, que são séries que estiveram ao redor para um período muito mais longo de tempo.
Para a Electronic Arts e seus muitos estúdios, não são as vendas individuais de jogos que geram mais dinheiro para a empresa. Em relatório financeiro divulgado pela Electronic Arts, a empresa mostra que grande parte de seu sucesso se deve aos GAAS (Games As A Service), que incluem jogos como Apex Legends, que são retrabalhados de forma constante e regular.
No segundo trimestre do ano fiscal de 2021, a Electronic Arts ganhou cerca de US $ 1,15 Bilhão. Desses US $ 1,15 Bilhão, US $ 282 Milhões vieram das vendas individuais de todos os jogos que a empresa lançou.
Mas com serviços online e GAAS, que incluem jogos online como Apex Legends, a Electronic Arts ganhou incríveis US $ 869 Milhões. Os jogos online tendem a ter uma retenção de jogadores mais longa e, com o lançamento constante de novos conteúdos, os jogadores gastam mais tempo e dinheiro em jogos com atualizações consistentes.
Por causa do desempenho do Apex Legends desde seu lançamento no início de 2019, o COO e CFO da Electronic Arts, Blake Jorgensen, espera que o jogo se torne uma franquia de bilhões de dólares nos próximos seis meses. Apex Legends cresceu em um ritmo tão exponencial que o jogo ultrapassou completamente o FIFA: Ultimate Team, um serviço que é semelhante aos concursos diários de fantasy sports.
Esse também pode ser um dos motivos pelos quais a Electronic Arts irá transformar Battlefield 6 num massivo GAAS com foco de compras In-Game, e o próximo jogo da BioWare, o Dragon Age IV, adotará o aspecto MMO Live-Service.