O Bossa Studios confirmou que está demitindo um pequeno número de funcionários como parte de uma reestruturação.
Uma fonte anônima disse ao GamesIndustry.biz que a desenvolvedor do Reino Unido estava demitindo 18 funcionários. Procurada, a Bossa Studios respondeu com declaração do CEO Henrique Olifiers, que afirmou que o número de funcionários afetados foi inferior.
Desde então, a empresa disse ao nosso site irmão Eurogamer que 13 de suas 85 posições estavam inicialmente em risco, mas esse número foi reduzido para 10 e poderia ser reduzido ainda mais no final do período de consulta.
Bossa Studios disse que essas demissões são parte dos esforços de reestruturação em andamento.
No início deste ano, a empresa mudou para um modelo híbrido remoto/baseado em escritório, onde todos os funcionários tinham a opção de trabalhar em casa, devido em parte ao impacto da pandemia do coronavírus.
Agora, a desenvolvedora está construindo isso e decidiu "remodelar a equipe para a nova indústria que vemos à nossa frente".
"Como acontece com qualquer mudança verdadeiramente fundamental, grandes decisões são tomadas. As funções que estamos remodelando afetaram cerca de 15% de nossos colegas, e estamos no processo de ajudá-los a se movimentar pela indústria ou encontrar novas posições dentro do próprio estúdio. Ao mesmo tempo, estamos trazendo novos talentos para ajudar a construir nossas novas capacidades para a estrada à frente.''
A fonte da Games Industry também nos indicou análises recentes da Glassdoor, todas as quais criticam a administração por problemas na empresa.
As reclamações incluem "trituração obscena" para o departamento de QA. Os olificadores confirmaram que houve alguma restrição limitada para a Eurogamer e insistiram que a empresa não tem uma política de restrição e que a gerência nunca pede aos funcionários para fazerem trituração.
Neste caso, o desenvolvimento do Surgeon Simulator 2 ficou para trás quando o estúdio mudou para o trabalho remoto em março devido ao bloqueio e a equipe se colocou sob pressão para acompanhar, de acordo com Olifiers.
"O controle de qualidade estava amplamente no lado receptor, porque Surgeon Simulator 2 é um jogo de várias camadas, havia muita demanda no controle de qualidade.''
"Portanto, é justo dizer que, antes do lançamento, havia pessoas que estavam trabalhando demais no Surgeon. Eu não negaria isso. Mas não pedimos às pessoas para fazerem isso. Às vezes acontece e tentamos corrigir após o fato, como fizemos desta vez.''
Olifiers também disse que a Bossa pagava aos funcionários que faziam hora extra ou lhes dava tempo após o lançamento do Surgeon Simulator 2 em agosto.
Várias análises do Glassdoor também afirmam que a administração é muito controladora e muito preocupada com suas próprias ideias criativas do que ouvir as equipes.
Um funcionário anônimo escreveu:
Em declarações à Eurogamer, Olifiers disse que ele e os co-fundadores do estúdio sempre estiveram diretamente envolvidos com o desenvolvimento.
"Portanto, desde o primeiro dia, a gestão está envolvida. Sou um designer de jogos, não um homem de negócios. Fui um produtor, um programador, um designer de jogos e assim por diante.''
''E o mesmo aconteceu com todos os outros membros da equipe. Portanto, estamos envolvidos no dia-a-dia, claro que às vezes existem diferenças criativas, e a gente resolve isso da melhor maneira possível, pelo que sei.''
"As equipes geralmente têm bastante latitude para tomar decisões que consideram corretas. Tradicionalmente, gestão, e por gestão estou falando sobre mim e os outros três fundadores, estamos envolvidos com o dia-a-dia de cada jogo que fazemos.''
Em sua declaração, Olifiers disse:
"Um pequeno número de pessoas está insatisfeito com essas mudanças e, por mais lamentável que seja, há pouco que podemos fazer além de ser francos sobre nossos motivos e apoiá-los tanto quanto possível. Eles têm o direito de sentir o que sentem a respeito se assim for, eles escolheram e nos criticaram por isso. É assim que as coisas funcionam.''