As 15 armas mais icônicas dos games

#Artigos | Um olhar profundo sobre as armas que marcaram a jogatina de vários jogadores ao longo dos anos
ExoticViniciusem

Jogos de tiro estão entre os gêneros mais populares dos videogames, com fortes modos multiplayer que chamam a atenção da comunidade e-sports como também narrativas que combinam enredo e gameplay de formas perfeitas.

Entre franquias como Call of Duty e Battlefield que disputam pelo sucesso nas guerras modernas; Fortnite ou Apex Legends que disputam o topo dos battle-royales; ou até mesmo Halo e DOOM que antes eram rivais mas hoje é tudo da Microsoft mesmo. Em todas você tem um objetivo em comum: Atirar nos seus inimigos sem piedade. E isso não é possível sem armas.

Hoje vamos dar um olhar profundo sobre as armas mais famosas dos videogames e que marcaram a jogatina de inúmeros jogadores.

PONTOS IMPORTANTES

-O critério para as armas selecionas reflete com base na opinião do autor e com pesquisas realizadas sobre opinião de outros influenciadores e jogadores. Não é possível agradar a todos, mas você pode deixar sua dica ou lembrar sobre outras armas na sessão de comentários.

-Esta é uma lista sobre jogos de tiro. Não espere ver algo como uma Lâmina do Caos aqui, por exemplo.

-A lista está organizada de forma aleatória, não do pior para o melhor.

As armas mais icônicas dos videojogos

Escopeta Clássica (DOOM)

A arma mais clássica e versátil da franquia DOOM, a Escopeta é a maior aliada do Slayer em qualquer situação contra as forças do Inferno.

Ela em si não tem muitas características únicas, mas assim como DOOM foi o pai dos jogos de FPS, a Escopeta foi a primeira arma a conquistar a confiança dos jogadores na hora do combate e certamente merece seu lugar na lista.

Super Escopeta (DOOM)

Originalmente introduzida em DOOM 2, a Super Escopeta é um das armas mais letais de todo o universo, e virou um dos símbolos da franquia. Trata-se de uma Escopeta de cano duplo que causa 3x mais dano que a Escopeta Clássica, porém tem de recarregar a cada tiro (O que é uma ação ligeira nas mãos do DoomGuy).

Capaz de transformar até os maiores demônios em pedacinhos, é devastadora em combate a curta distância. Você não vai querer dar de cara com ela.

Em DOOM Eternal elevaram seu poder a um novo nível. Adicionando um gancho que se agarra aos inimigos e permite ao jogador alcançar as maiores distâncias em míseros segundos.

BFG 9000 (DOOM)

A arma mais parruda e devastadora já vista nos games, a BFG 9000 é capaz de varrer corredores de inimigos com um único disparo, tornando-a um ícone entre os jogos de FPS. Introduzida no primeiro DOOM, a arma não só causa uma explosão sinistra, como também seu projétil solta ramificações que causam dano e matam os inimigos ao redor. Então nem é necessário ter uma boa mira para ser eficiente com esse monstro.

Sabe o que significa a sigla "BFG"? Big F*king Gun (Arma Grande pra C*ralho). E não tem esse nome em vão.

Por curiosidade, em DOOM 2016, o Slayer executa o boss final com ela em mãos, resultando numa execução gloriosa única para a franquia.

Rocket Launcher (Quake)

Já ouviu falar do "Rocket Jump"? Aquela famosa tática nos jogos de FPS onde você atira com uma bazuca no própio pé e sai voando por aí? Ele surgiu da Rocket Launcher em Quake. Inicialmente os desenvolvedores não imaginavam que a comunidade utilizaria a bazuca para esse conceito, mas após descoberto pelos jogadores, rapidamente se tornou num elemento central do modo multiplayer.

É uma das máquinas de matar mais perigosas do jogo, capaz de assassinar um inimigo com um único projétil. Quando você aprende a utilizá-la do jeito certo, se torna um dos jogadores mais perigosos da partida.

Railgun (Quake)

Continuando com Quake, o jogo possuí muitas armas marcantes, mas não podemos deixar de citar também a Railgun. Uma arma de tiro único capaz de matar o adversário instantaneamente. Nas mãos certas é um perigo para qualquer um que venha o desafiar.

Apesar da fama, ela ganhou o status de tanto ser amada quanto odiada pela comunidade. Então é um assunto um pouco delicado, mas é impossível pensar em Quake sem vir com a Railgun em mente.

Portal Gun (Portal)

Apesar de não ser exatamente uma arma de fogo, a Portal Gun é uma das armas mais criativas dos videogames. Ela pode ser usada para criar 2 portais interligados dentro do jogo, na qual o teletransporta de um lugar para o outro de maneira instantânea. (Quem nunca abriu um portal no próprio pé para ficar caindo infinitamente?)

Porém mesmo parecendo inofensiva, ela pode ser tornar uma arma letal se alguém a transformar em uma. Você pode usa-la para derrubar e destruir inimigos de várias maneiras. Foi um dispositivo único e revolucionário para a tecnologia em geral.

Gravity Gun (Half-Life)

Outra "Pseudo-arma" da Valve, a Gravity Gun de Half-Life se torna devastadora se usada do jeito certo. O conceito é simples: Com ela você consegue segurar qualquer objeto físico no ar e até atira-lo para longe. Pode ser usada para completar puzzles ou dilacerar seus alvos de inúmeras e criativas formas diferentes.

Tem um inimigo escondido atrás de uma cobertura? Simplesmente tire essa cobertura da sua frente, ou jogue um carro em cima dela. A decisão é sua.

Half-Life 2 foi muito influenciado pela mesma. Os desenvolvedores decidiram que quase tudo que o jogador via era um objeto móvel capaz de ser transportado pela Gravity Gun, o que resultou num game-changer para a franquia em si.

Lancer (Gears of War)

E se acoplarmos uma motosserra numa arma? Lhes apresento a Lancer de Gears of War. Ela não é apenas o fuzil de assalto favorito dos jogadores, como também a curta distância pode ser usada para cortar um inimigo ao meio com sua poderosa motosserra. É a arma padrão dos soldados da CGO e estampa a capa de literalmente todos os jogos da franquia. Gears não é Gears sem uma poderosa Lancer.

Gnasher (Gears of War)

É inexplicável o prazer que sentimos ao explodir os miolos de um Locust ou Swarm com uma Gnasher. Um único tiro a curta distância despedaça o corpo da vítima sem ter chance de contra-atacar. É a arma mais utilizada por qualquer jogador no modo multiplayer, nem mesmo uma Lancer pode impedi-la.

AWP (Counter-Strike)

A AWP é a arma mais cara de todo Counter-Strike, trata-se de um poderoso rifle de precisão que elimina um inimigo com um único tiro. O segredo dela é saber manusear, e quando você a utiliza do jeito certo, se torna invencível a curta ou longa distância. Reza a lenda que somente um mestre da AWP consegue parar outro mestre da AWP.

Golden Gun (GoldenEye 007)

A arma mais devastadora da franquia do James Bond, a Golden Gun veio direto do filme 007: The Man with the Golden Gun de 1974 (No Brasil, 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro) e foi replicada no famoso jogo de Nintendo 64.

É mais uma arma "1 tiro, 1 abate" da lista, além de ser rápida de recarregar e fácil de se locomover. No multiplayer, possuía até um modo de jogo dedicado para ela, já na campanha a mesma estava disponível como uma arma secreta em uma das fases do jogo. O porte dessa arma pode significar a diferença entre vitória e derrota.

Fat Man (Fallout)

Considerando que tudo em volta de Fallout se trata de guerra nuclear, porquê não ter uma bomba (quase) nuclear portátil no seu bolso? A Fat Man é como um lança-foguetes que dispara mini-bombas nucleares contra seus inimigos, sendo obviamente a arma mais letal e rara da franquia.

Rifle de Assalto MA5 (Halo)

Sendo a arma mais utilizada pelos soldados da UNSC, o Rifle de Assalto MA5 não tem muitas características únicas, porém merece seu lugar de destaque na lista por se tornar a maior aliada de Master Chief nas lutas contra o Covenant, Flood e Prometheans. Fez sua participação em cada jogo da saga, e estampa a capa de vários jogos, incluindo Halo Infinite.

Needler (Halo)

Imagine uma arma capaz de transformar seu inimigo em um homem-bomba. Esta é a Needler. Seus projéteis seguem até o alvo e quando consegue acertar disparos suficientes no corpo do inimigo, causa uma explosão enorme que não dá segundas chances para nenhum sobrevivente. É uma das armas favoritas dos baixinhos e queridinhos Grunts, porém quem liga né? Qualquer Spartan faz um estrago ainda maior com ela.

Espada de Energia Sangheli (Halo)

Diferente do resto da lista, a Espada de Energia não é uma arma de fogo, mas é tão mortal quanto. Criada pela espécie Sangheli, se tornou um símbolo da cultura de seu povo e é frequentemente usada em combate pelo Covenant e pelos Banidos. Seu design é único e excêntrico, chamando a atenção de todos os jogadores. Pode ser comparado com um sabre de luz, mas seu uso é bem diferente.

Apesar de não ser um armamento humano, um Spartan consegue fazer um estrago com ela. Se tornou uma das favoritas do Master Chief e dos jogadores. Sendo capaz de eliminar um inimigo com um único golpe.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários