Durante um episódio do podcast Dropped Frames, lançado ontem, o Presidente e CEO do Xbox (Microsoft Gaming and Entertainment), Phil Spencer, discutiu o modelo de negócios do Game Pass e como os desenvolvedores percebem o serviço de assinatura.
Ele destacou que alguns desenvolvedores têm preocupações sobre o Game Pass e os objetivos de longo prazo do Xbox, o que o levou a reiterar o compromisso do proprietário da plataforma com o varejo. Isso ecoa o recente anúncio da Microsoft de que dividirá as receitas digitais com a varejista GameStop em todos os Xbox que vender.
"E eu digo: não há nenhum plano para fazermos algo assim. Gostamos do valor que o Game Pass tem hoje e de um modelo de negócios é totalmente sustentável do jeito que é. E eu quero dizer isso."
Algumas das perguntas que os desenvolvedores têm feito a ele giram em torno do valor dos títulos no Xbox Game Pass no longo prazo, disse Spencer, e se esse valor diminui ou não se as pessoas não estão pagando por um jogo.
"Achamos que é uma opção para os jogadores. Não estamos retirando nossos jogos do varejo. Na verdade, nós expandimos. Nós os colocamos no Steam. Temos alguns jogos na Epic Games Store."
"Estamos lá para oferecer mais opções de compra com nossos jogos. Obviamente, oferecemos suporte para jogos gratuitos, que não têm um papel importante atualmente no Xbox Game Pass."
Spencer também destacou que o Xbox às vezes recebe lançamentos de jogos que só podem funcionar como parte do modelo do Xbox Game Pass, o que não é necessariamente o que o dono da plataforma está procurando pelo que parece.
"Como você pode ir comprar Tell Me Why no varejo, você pode comprar o Microsoft Flight Simulator no varejo, e acho saudável que nossa indústria tenha vários modelos de negócios."
"Mas vou ser honesto, existem desenvolvedores e estúdios que estão chegando e construindo quase um modelo específico que funciona em uma assinatura, onde é difícil pensar sobre como isso se traduz exatamente em um modelo de varejo."
Embora Spencer tenha dito que queria "entreter essas ideias" à medida que expandem os limites tradicionais da distribuição de jogos, ele quer que tudo esteja disponível em todos os lugares.
O Xbox Game Pass ultrapassou 15 milhões de assinantes em setembro.