Em breve no Xbox Series X|S, mas também no Xbox One, o chat de voz vai passar do sistema ponto a ponto normalmente adotado hoje para um sistema baseado exclusivamente em servidores dedicados, para aumentar a segurança.
Um porta-voz da equipe de desenvolvimento que trabalha no software do sistema do Xbox falou diretamente no Blog do Xbox, como parte de uma discussão sobre o tratamento do chat de voz do Xbox e questões relacionadas, revelando que a Microsoft está trabalhando nesta migração do P2P como um sistema de padrão para uso de servidores.
A pergunta parte de um problema surgido no último período e relacionado à possibilidade de ataques DDoS dirigidos diretamente a alguns usuários.
A disseminação do fenômeno fez com que alguns alertassem, por meio do Blog, para não aceitar convites aleatórios para chat de voz de desconhecidos que jogue Rainbow Six Siege, pois agora que o jogo entrou no catálogo do Xbox Game Pass parece ter aumentado os casos de ataques DDoS com este sistema.
Precisamente para evitar essas desvantagens e, em geral, para garantir a máxima segurança e estabilidade, a Microsoft decidiu fazer a transição do sistema ponto a ponto adotado até agora para um sistema em servidores dedicados.
Esta mudança não trará mudanças no uso do chat de voz, seu funcionamento e ativação, em termos de comandos e experiência geral, permanecerá o mesmo, mas deve garantir melhor desempenho e maior segurança.
Quanto aos sistemas de comunicação interna para o Xbox, no entanto, surgiu o boato nos dias de hoje que afirma que em breve a integração com o Discord poderá chegar.
Os Xbox Series X|S serão lançados em 10 de Novembro de 2020.