Microsoft pode estar interessada em re-adquirir a Nokia, para fortalecer no 5G e IA

#Tecnologia | 2 novos relatórios de grandes analistas já estão reportando
Billy Butcherem

A Microsoft é uma das atuais favoritas a comprar a empresa de redes e telefones celulares Nokia, de acordo com importantes empresas de análises móvel.

As previsões do CCS Insight e do CNBC para 2021 incluem a afirmação de que a Nokia será comprada por uma grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos no próximo ano, com a Microsoft e a Intel citadas como prováveis ​​compradores.

A Microsoft e a Nokia, é claro, têm história. Em 2013, a Microsoft pagou mais de US $ 7 Bilhões pelo negócio de celulares da Nokia em uma tentativa malfadada de fornecer uma terceira alternativa aos aparelhos iPhone e Android com o Windows Phone (Microsoft Lumia).

Ela falhou miseravelmente, com os ativos re-comprados pela Nokia em 2017, resultando em milhares de perdas de empregos, e transformando a sede da Microsoft Mobile, na Finlândia, em uma segunda sede do Microsoft G&E (Xbox).

Embora a Nokia tenha entrado novamente no negócio de telefonia celular (embora por meio da licença exclusiva HMD Global Oy), não é esse ramo de negócios que se mostraria atraente para os compradores em potencial.

Em vez disso, é o braço de rede da Nokia que interessaria aos gigantes americanos, de acordo com o CCS e CNBC, com o governo dos EUA proibindo as operadoras de telecomunicações de usarem equipamentos de fornecedores chineses como a Huawei.

A Nokia fechou na semana passada um acordo para se tornar o maior fornecedor de equipamentos para o maior provedor de telecomunicações do Reino Unido, a BT. Isso não deixará de atrair a atenção do outro lado do Atlântico, de acordo com o diretor de consumo e conectividade da CCS Insight, Kester Mann.

“Acreditamos que a Nokia está ligeiramente vulnerável a uma aquisição”, disse Mann.

“A Microsoft tem um interesse real no espaço das telecomunicações. Já vimos duas aquisições por eles este ano [Metaswitch and Affirmed Networks]... que tem tudo a ver com obter alguma experiência no espaço 5G e telecomunicações e alguns contatos dentro da indústria. Acreditamos que a Nokia pode ser um alvo potencial para alguém como a Microsoft."

A reação contra os fornecedores chineses também tornaria a aquisição da empresa finlandesa mais atraente para a Microsoft e outras empresas americanas.

“Está claro que os EUA estão em busca de alternativas para a Huawei, tem havido muita preocupação com isso. Potencialmente, a Nokia poderia ser essa oportunidade."

Se a Microsoft demonstrasse interesse na Nokia, enfrentaria a concorrência de sua antiga aliada Intel, que também está se concentrando fortemente no espaço 5G, de acordo com Mann.

“A Intel é uma empresa a ser observada no espaço das telecomunicações nos próximos anos”, disse ele.

A vantagem que pode facilitar aqui, é que nas últimas semanas, foi anunciado uma parceria da Microsoft com a Nokia para serem líderes no 5G e 6G, formando a Next G Alliance. Tais laços podem se fortalecer em pouco tempo para uma aquisição, algo que a Microsoft faz constantemente.

Fonte: Forbes
Veja Também:
Alan Wake II registra 1,3 milhão de cópias vendidas, sendo o jogo de venda mais rápida da Remedy
FromSoftware teria virado dona da IP Elden Ring
Game Pass: Serviço permanecerá exclusivo do Xbox e first party continuarão chegando day one
Microsoft estaria considerando trazer Gears e próximo Doom para outros consoles, afirma The Verge
Phil Spencer gostaria de ver os jogos da Sony e Nintendo chegando ao Xbox
Phil Spencer comenta se Starfield e Indiana Jones irão algum dia chegar no PS5
Ver comentários