Avante, Vingadores! Thor

#Artigos | Como o Crystal Dynamics garantiu que Thor se sentisse o Deus do Trovão?
Catosem

A filosofia orientadora para Marvel's Avengers era que cada herói jogável seria tão satisfatório e mecanicamente rico que eles poderiam, teoricamente, carregar o jogo sozinhos. Obviamente, isso não era problema para Thor - afinal, ele é poderoso.

Dito isso, o personagem apresentou à Crystal Dynamics uma série de desafios durante o desenvolvimento, começando com a própria história.

De acordo com o diretor criativo do Marvel's Avengers, Shaun Escayg, Thor foi um dos personagens mais difíceis de entrar no mundo do jogo. Ele diz: “O objetivo era criar um conto que se concentrasse nas vulnerabilidades e na humanidade de cada herói - mas Thor é tão poderoso e fantástico que eu tive que me perguntar: qual é a sua fraqueza?

"Bem, é a sua insegurança. Por trás de sua bravata, Thor constantemente luta contra seu senso de autoestima. Ele é forçado a conciliar suas responsabilidades para com seu povo, e os Avengers, e questionar se ele pode viver de acordo com seu pai Odin ou sair de sua sombra. Ele tem que se perguntar constantemente: eu sou digno?”

Marvel's Avengers começa com uma tragédia que o obriga a enfrentar a questão diretamente: Um Dia. O que deveria ser um dia de comemoração se torna um pesadelo, pois um ataque a São Francisco leva à destruição da cidade e à morte do Capitão América. Essa perda em particular é devastadora para Thor.

Escayg explica: “Existem poucas pessoas em Midgard que Thor respeita mais do que Steve Rogers. Ele é o único humano que seguiria para a batalha sem questionar, então quando Cap morre ele se sente responsável. Ele decepcionou o homem em quem mais confia - e que confiava nele.

“Além disso, Thor luta com sua família - seu pai, seus descendentes, até mesmo seu irmão. Ele sempre se preocupa por não estar à altura. Os Avengers também são como uma família para ele, mas ele falhou em proteger o chefe dessa família. ”

“Então, a batalha de Thor com seu próprio valor é uma grande parte da história do jogo.”

O Homem e o Deus

Com o arco de Thor planejado, a próxima equipe teve que definir sua personalidade. Houve algumas interpretações diferentes do personagem ao longo dos anos, e muitas pessoas da equipe trouxeram suas próprias expectativas sobre o personagem para o projeto.

Teve muita discussão interna sobre a nossa versão de Thor”, relembra Escayg. “Todos tinham opiniões sobre quem ele era - algumas pessoas cresceram com o Thor de outro mundo, quase Shakespeariano, dos primeiros quadrinhos, enquanto outras estavam mais familiarizadas com o Thor mais casual dos filmes, onde ele está mais acostumado com a humanidade.”

No final das contas, a equipe decidiu se concentrar em Thor como um Asgardiano com um diálogo que soa mais moderno, enquanto ainda o faz soar mais do que humano.

Escayg diz: “Ele tem aquele porte nobre e real como um Asgardiano. Mas também na Terra ele é um estranho. Ele ainda tem aquela arrogância, confiança e fanfarronice que você esperaria do personagem, mas é temperado com um pouco de hesitação - ele ainda não está totalmente confortável com seu lugar em nosso mundo.”

Planejamento inicial

Em termos de jogabilidade, o Designer Líder de Combate, Vince Napoli, e sua equipe, tiveram uma visão muito clara para Thor desde o início. Eles queriam capturar toda a gama de habilidades de Thor - e combiná-los organicamente.

Napoli diz: “Também queríamos ter certeza de que Thor não se tratava simplesmente de empunhar um martelo poderoso. Thor é muito mais do que Mjolnir, e realmente nos inclinamos para isso ao criar seu estilo de combate.

“Sim, você pode fazer muito com o martelo de Thor, mas ele também é o Deus do Trovão - no que nos diz respeito, os dois elementos devem estar em pé de igualdade em termos de jogabilidade. A Marvel concordou - na verdade, eles estavam bastante entusiasmados com essa interpretação do personagem e as opções que ela apresentava, então ficamos motivados e aliviados por estarmos no caminho certo.”

O primeiro golpe de martelo

Mesmo assim, a equipe teve que começar o trabalho em algum lugar, e eles decidiram se concentrar inicialmente no martelo de Thor, Mjolnir.

“No início, nos concentramos intensamente no que o Mjolnir faz quando atinge o inimigo”, diz Napoli. “Todos nós sabemos o que ele deve fazer - quando Thor golpeia alguém com seu martelo, ele deve essencialmente jogalo para o pôr do sol!”

“Queríamos capturar essa sensação fantástica e tornar a arma digna desse nome. Então, investimos muito tempo, energia e tecnologia no desenvolvimento deste sistema central que permite que você "prenda" as coisas no martelo.

“E funciona! Podemos literalmente atribuir qualquer coisa a ele. Então, em um nível básico, você pode jogá-lo em um inimigo e prendê-lo na parede!”

Isso pode soar um pouco familiar para os fãs do Universo Cinematográfico Marvel. Como Napoli explica: “Nós nos inspiramos diretamente no primeiro filme de Thor - particularmente na cena em que ele usa Mjolnir para prender Loki no chão. Esse momento simples gerou ideias para todos os tipos de movimentos de combate malucos.”

“Por exemplo, também é dinâmico, então se você alinhá-lo corretamente, você pode imobilizar um inimigo com o Mjolnir, e se ele atingir outro inimigo, ele o trará para o grupo também. Você pode basicamente criar uma pequena pilha de inimigos, com o martelo prendendo-os no chão.”

“Esse foi realmente o ponto de partida para nós. O Mjolnir agiu exatamente como você esperava, e parecia autenticamente ‘Thor’. Nos deu um alvo pelo qual nos esforçarmos - a partir daquele ponto, tudo que o personagem fez teve que ser tão bom.”

O Deus do Trovão

As coisas ficaram ainda mais interessantes quando a equipe começou a explorar o domínio de Thor sobre o relâmpago. Thor é capaz de controlar o poder do trovão a qualquer momento, e isso provou ser a verdadeira chave para seu estilo de jogo.

Napoli diz: “Percebemos rapidamente que os jogadores deveriam ser capazes de aproveitar esse poder a qualquer momento e usá-lo de maneira inteligente e tática. Portanto, embora você possa usá-lo para ferir os inimigos, também pode usá-lo defensivamente.

Digamos, por exemplo, que você vê um inimigo atrás enquanto está no meio de um ataque. Com o apertar de um botão, você pode atingi-los com um raio, mesmo sem mudar de direção, e manter o ataque atual. Não só é prático e se encaixa no caráter de Thor, mas também parece legal.

Porém, nem todo mundo concordou com esse uso gratuito de poderes. De acordo com Napoli, “Na verdade, era algo que tínhamos de convencer a equipe - a ideia de usar os poderes relâmpago de Thor tanto defensivamente quanto ofensivamente.

“Havia a suposição de que Thor deveria ter que entrar em uma posição de bloqueio para se defender dos ataques recebidos - usar poderes como defesa dessa forma é um conceito estranho. Mas conforme construímos o personagem, e experimentamos usar seus poderes para se defender de ataques, parecia mais ... divino.”

Juntando tudo

A peça final do quebra-cabeça era reunir todas as habilidades de Thor. A equipe de combate não queria uma divisão difícil entre usar o martelo e usar eletricidade - para a experiência completa de ‘Thor’, tudo deve fluir junto.

“Deu algum trabalho - muito refinamento - mas fizemos isso para que o jogador tenha controle total sobre os raios e possa usá-los para modificar seus ataques.

“Então, por exemplo, você pode dar um único golpe com o martelo, ou você pode dar o golpe mais divino que atinge os inimigos com raios e os lança para o ar. Isso não é algo que seja um movimento especial ou comando específico - está completamente à sua disposição.”

Este sistema significa que os jogadores podem combinar todos os poderes de Thor em combos fluidos, de uma forma que seja estratégica e satisfatória. Parecia certo - um ponto que ficou claro quando a equipe o mostrou a Bill Rosemann, vice-presidente e chefe de criação da Marvel Games.

“Quando demonstramos tudo isso para Bill e a equipe da Marvel Games, eles ficaram emocionados”, disse Napoli. “Eles realmente responderam e ficaram entusiasmados - basicamente disseram,‘ isto é o que queremos. Thor parece Thor!

“Isso obviamente deu a todos nós um grande impulso moral - parecia que todo o nosso trabalho árduo tinha valido a pena.”

A equipe espera que Thor seja um dos favoritos dos fãs quando o jogo for lançado. Como Escayg diz: “ele é um personagem que é extremamente satisfatório de interpretar.

“Até mesmo seus movimentos mais simples, como arremessar Mjolnir, acertar uma fileira de caras e então acertar mais uma carga quando você a convocar de volta. Nunca envelhece!”

Vocês mesmos poderão experimentar isso a partir de 4 de setembro, quando Marvel's Avengers for lançado para PC, PS4, Xbox One e Google Stadia.

Fonte: Square-enix-games
Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube
Ver comentários