Shawn Layden diz que seria melhor os jogos AAA passarem a durar de 12 a 15 horas

#Notícias | Ele acredita que vai ser difícil manter o preço de US$ 60 com os atuais custos de desenvolvimento
Renatitoem

A geração atual foi uma era de grandes jogos, de Red Dead Redemption 2 a The Witcher 3, e inúmeros títulos de mundo aberto da Ubisoft, mas também foi uma época de orçamentos enormes, incontáveis atrasos e uma crescente conscientização sobre a crise de crunch dos desenvolvedores e o esgotamento físico. O PlayStation 5 e o Xbox Series X estão quase chegando, prometendo trazer mundos cada vez mais detalhados (e caros), então surge a dúvida - a indústria pode continuar obsessiva pelo tamanho?

Falando na conferência Gamelab Live, o ex-executivo do PlayStation, Shawn Layden, expressou preocupação com o custo potencial do desenvolvimento de jogos da próxima geração, dizendo que inevitavelmente aumentará ainda mais os US $ 80 a US $ 150 milhões necessários para se fazer um jogo AAA. Como tal, Layden gostaria de ver um retorno aos jogos AAA menores de 12 a 15 horas que você viu com mais frequência durante as épocas do PS1 e PS2.

É difícil para todos os jogos de aventura atingir o marco de 50 a 60 horas, porque será muito mais caro. E no final, você pode deixar alguns criadores interessantes e suas histórias fora do mercado, se esse é o tipo de limite que eles precisam atingir... temos que reavaliar isso. [...] tem outra resposta? Em vez de passar cinco anos fazendo um jogo de 80 horas, que tal três anos e um jogo de 15 horas? Qual seria o custo disso? Essa é uma experiência completa? Pessoalmente, como um jogador mais velho... eu gostaria de voltar ao jogo de 12 a 15 horas [AAA]. Eu terminaria mais jogos, antes de tudo, e como uma peça de literatura ou um filme bem editado, observando a disciplina em torno que poderia nos dar um conteúdo mais rígido e convincente.

Layden também abordou outro tópico importante: o preço. O preço de um jogo novo permaneceu em 60 dólares por anos, enquanto os custos de desenvolvimento aumentaram dez vezes, e Layden acha que pode ser necessária alguma "elasticidade".

É 59,99$ desde que comecei neste negócio, mas o custo dos jogos aumentou dez vezes. Se você não possui elasticidade no preço, mas tem uma enorme volatilidade na linha de custo, o modelo se torna mais difícil. Eu acho que essa geração vai ver esses dois pontos colidirem.

Talvez o retorno aos jogos AAA mais enxutos não seja tão ruim. É claro que depende do jogo - os títulos de mundo aberto provavelmente devem ser mais longos, mas para jogos mais lineares, baseados em narrativas, de 12 a 15 é quase perfeito. Honestamente, alguns jogos AAA recentes do PlayStation produzidos na época do próprio Layden, incluindo God of War e The Last of Us Part II, pareceram um pouco exagerados.

O que você acha? Você prefere jogos um pouco mais curtos, principalmente se isso significar menos atrasos e dificuldades para os desenvolvedores? O que você pensaria se uma editora quebrasse essa barreira de 60 dólares para um jogo grande? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Wccftech
Veja Também:
Media Molecule estava no topo da lista da Sony para ser fechada
Netflix deve aumentar ainda mais o seu preço em 2024
Novo Battlefield terá um modo battle-royale free-to-play
Deck Nine, estúdio de Life is Strange, anuncia demissão de 20% dos seus funcionários
Jogo de Atividade Paranormal é anunciado para 2026
Nintendo entra com processo contra os criadores do Yuzu e pede para emulador ser fechado
Ver comentários