Analista prevê que a venda da Warner Bros Games irá desencadear uma onda de Fusões e Mega-Aquisições

#Games | Também diz que Bethesda, Gearbox e Bungie provavelmente serão adquiridas por outras empresas
Billy Butcherem

A indústria de jogos pode estar em uma rodada de aquisição para consolidação, segundo Jeff Cohen, analista da Stephens.

Em uma nota enviada aos investidores nesta manhã, Cohen discutiu o relatório da semana passada sobre a venda da Warner Bros. Interactive Entertainment (WB Games) dizendo que poderia ser a primeira de várias fusões e aquisições se iniciando.

"Na nossa opinião, isso pode desencadear uma onda de fusões e aquisições, à medida que as editoras buscam ganhar escala e completar seus catálogos antes da próxima geração de consoles iniciar", disse Cohen.

Cohen explicou que, à medida que os editores mudavam para os Jogos como Serviço (GaaS) na geração do Xbox One e PS4, eles reduziram bastante o número de títulos lançados no mercado.

"Isso levou a uma melhoria significativa da lucratividade, mas os deixou com poucos anos de título", disse Cohen.

"Não esperamos que os editores comecem a lançar mais de 20 SKU's novamente, mas acreditamos que o pêndulo possa girar mais em direção ao centro na próxima geração".

"A publicação de videogames é um negócio em que a escala é uma vantagem", diz ele.

Quanto a outros alvos de tais aquisições, Cohen disse que não ficaria surpreso ao ver ZeniMax (Bethesda), Gearbox, Nexon e Bungie sendo adquiridas.

Falando especificamente sobre a WBIE, Cohen sugeriu que a editora seria uma forte aquisição para qualquer um dos três possíveis compradores mencionados no relatório: Activision Blizzard, Electronic Arts ou Take-Two.

Dito isso, ele achava que a WBIE era mais ideal se tivesse sido uma empresa em particular, e não parte de um conglomerado.

"Na nossa opinião, a Electronic Arts seria a melhor opção, dada sua capacidade de trabalhar com IP's de terceiros e a necessidade de um impulso em seus negócios Mobile", disse Cohen.

"A Activision e a Take-Two também seriam boas opções, embora as equipes de gerenciamento de ambas as empresas tenham falado sobre o valor de possuir suas IP's internamente".

A WBIE é dona da franquia Mortal Kombat, mas muitas de suas maiores franquias, Batman, Middle-Earth, Harry Potter e LEGO, são baseadas em licenças de propriedade de sua empresa-mãe atual (WarnerMedia) ou outras empresas.

Cohen disse que cerca de 67% da receita da EA vem de jogos licenciados externamente, enquanto esse número é de aproximadamente 35% para a Take-Two Interactive e menos de 5% para a Activision Blizzard.

Fonte: Games Industry.biz
Veja Também:
Dragon's Dogma 2 ganha primeiras prévias - Confira o que a crítica está achando
Após Dragon's Dogma 2, diretor Hideaki Itsuno espera trabalhar em algo novo
Dragon's Dogma 2 nos consoles não terá modos gráficos, rodando apenas a 30fps desbloqueado
Sony revela os primeiros jogos do PlayStation India Hero Project
Thaumaturge, RPG sombrio polonês, já está disponível para PC
Home of the Yokai é anunciado, novo RPG focado em capturar criaturas
Ver comentários