Enquanto algumas empresas de jogos estão bastante confiantes em sua capacidade de resistir à pandemia do COVID-19, a Nintendo está dizendo aos seus investidores que adotem uma abordagem mais cautelosa com a empresa.
Depois de publicar ontem o crescimento da receita e do lucro em seu relatório de lucros no final do ano fiscal, a empresa ofereceu uma previsão relativamente conservadora para o atual ano fiscal.
Para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2021, a Nintendo prevê uma receita de 8,3% para 1,2 trilhão de ienes (US$ 11,26 bilhões), com lucro lÃquido de 22,7% para 200 bilhões de ienes (US$ 1,88 bilhão).
Também espera que as vendas de hardware da Switch caiam 9,6%, para 19 milhões de unidades, com as vendas de software, 17%, para 140 milhões de unidades.
O slate de lançamento é uma das razões possÃveis para as previsões mais baixas. O último ano fiscal da Nintendo contou com Animal Crossing: New Horizons, Pokémon Sword and Shield, Luigi's Mansion 3, The Legend of Zelda: Link's Awakening, Super Mario Maker 2, Fire Emblem: Three Houses, Ring Fit Adventure e muito mais.
Embora haja, sem dúvida, uma série de tÃtulos sem aviso prévio definidos para o ano fiscal atual, a lista de lançamentos anunciados pela Nintendo em todo o mundo consiste em Xenoblade Chronicles: Definitive Edition e Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics, com atualizações contÃnuas para Animal Crossing e DLC para Pokémon Sword e Shield e Super Smash Bros. Ultimate.
Enquanto outras empresas, como a Activision Blizzard e a Zynga, reconhecem alguma incerteza devido à pandemia, mas aumentam suas previsões, a gerência da Nintendo descreveu todas as maneiras pelas quais a pandemia poderia prejudicar seus negócios.
Uma diferença entre essas empresas e a Nintendo é que ela faz hardware. A Nintendo afirmou que os atrasos na produção e na remessa estão "se recuperando gradualmente", mas acrescentou que uma pandemia prolongada ou agravada ainda pode atrapalhar a cadeia de suprimentos o suficiente para prejudicar a produção.
A empresa também expressou incerteza sobre se seus jogos e os de editores terceirizados seriam adiados à medida que as equipes se ajustassem ao trabalho em casa.
E mesmo que haja novos jogos e hardware para vender, a Nintendo não tem certeza se os consumidores poderão comprá-los.
"Além disso, se a distribuição fÃsica for suspensa, não poderemos vender hardware ou software empacotado por meio do comércio eletrônico. Além disso, existe a possibilidade de a prestação desses serviços oferecidos por nossa rede ser suspensa no caso de estarmos não é mais capaz de manter a estabilidade de nossos sistemas de rede".
Indo ainda mais, a Nintendo observou que as taxas de câmbio podem flutuar significativamente, considerando como cada paÃs em que atua opera a pandemia, o que, por sua vez, impactaria seus resultados.
E essas são apenas as incógnitas conhecidas; A Nintendo observa que existem riscos adicionais que seriam "difÃceis de prever".