Digital Foundry: Call of Duty Modern Warfare 2 Remastered no Xbox é suave, liso e polido

#Artigos | Mas o Xbox One X está subutilizado?
☠ Ayrton Sennaem

Um mês depois de seu lançamento no PlayStation 4, a remasterização da campanha de Call of Duty Modern Warfare 2 chegou ao Xbox One e PC. Com o desenvolvimento feito pela empresa Beenox, o jogo apresenta novos trabalhos de textura, iluminação e efeitos pós-processo, todos fornecidos por uma ramificação mais avançada do mecanismo de Call of Duty: Advanced Warfare. Talvez tanto no remake quanto na remasterização, o jogo respeite a visão original da Infinity Ward, enquanto moderniza o jogo para a geração atual. Do nosso ponto de vista, foi um sucesso no PlayStation 4, e a versão Xbox One é tão boa - ainda que pouco ambiciosa quando se trata de tirar o máximo proveito do Xbox One X.

Ainda assim, pelo menos na verdade há suporte para a máquina aprimorada da Microsoft (Xbox One X). Olhando para a primeira remasterização de Modern Warfare de 2016, o jogo nunca se beneficiou de nenhum tipo de aprimoramento específico. As únicas vantagens vieram das melhorias inerentes à retro-compatibilidade do nível de hardware, o que significa melhor desempenho e resolução dinâmica que garante o nível superior de 1920x1080. Ainda é o caso até hoje, mas, crucialmente, o Modern Warfare 2 Remastered oferece um modo de resolução mais alta no Xbox One X.

Os números falam por si. No Xbox One X, você obtém uma resolução nativa de 2880x1620 - ou 75% em cada eixo (2880 = 75% de 3840 pixels, 1620 = 75% de 2160 pixels). Tanto quanto eu testei, também está completamente fixo a esse valor, sem quedas durante o carregamento. Curiosamente, o PlayStation 4 Pro oferece exatamente a mesma contagem de pixels, por isso não há razão para sugerir que o Xbox One X possa estar subutilizado aqui. Não se engane, o jogo ainda parece impressionante - especialmente quando jogado com HDR - mas os números e as comparações com o PS4 Pro sugerem que a máquina da Microsoft poderia ter entregue mais.

Ao conferir o modelo base (Xbox One S), previsivelmente, não é tão lisonjeiro, combinando de perto com o remaster original do Modern Warfare. Um 1080p nativo é o melhor caso, mas, como na oferta anterior de 2016, é uma solução dinâmica que fica abaixo disso. A maioria das fotos em qualquer batalha ao ar livre se concentra em uma figura mais baixa, ajustando o eixo horizontal conforme necessário (a vertical é sempre 1080p). Por exemplo, a batalha de abertura do outro lado da ponte é densa com IA, transparências e grandes distâncias de tração - empurrando o renderizador para 1404x1080. Esse é o número mais baixo que eu encontrei até agora, mas potencialmente poderia cair abaixo. Da mesma forma, o nível Gulag no final do jogo, com sua dramática passagem pela fumaça, realmente prejudica o Xbox One base em qualidade de imagem, e o desempenho também pode cair.

Principalmente, a diferença entre o 1080p dinâmico do Xbox One S e o 1620p do Xbox One X aparece na distância (objetos mais distantes na tela). Detalhes finos de subpixels, como a grade em cercas, ficam invisíveis no modelo base, simplesmente porque não há pixels suficientes para resolvê-lo. Isso é o pior de tudo. As comparações também mostram que a filtragem de textura diminui a qualidade em comparação ao Xbox One X, e, assim como as comparações entre PS4 e PS4 Pro, também há uma queda na renderização de sombras. Você pode esperar mais pontilhamento nos contornos das sombras no Xbox One base, mas é difícil perceber quando está abaixo da resolução. Caso contrário, não há muito mais contornos ali.

Em termos de desempenho, o excesso de poder do Xbox One X oferece 60 quadros por segundo mais constantes em comparação com a versão do PlayStation 4 Pro, mas não é o suficiente para fazer muita diferença na experiência como um todo. Curiosamente, o 1080p dinâmico no Xbox One S - em combinação com um v-sync adaptável que pode introduzir um pequeno tearing na parte superior da tela - pode ver áreas do jogo em que o Xbox One S supera o equivalente da Sony. Mais uma vez, é mais uma técnica curiosa do que qualquer grande diferença. No final das contas, o desempenho é mais sólido do que eu esperava. Considerando a ambição da campanha de Modern Warfare 2 ao lado da original, isso poderia ter desafogado o console base. Há mais poder de fogo na tela, é mais bombástico, exagerado e, no entanto, tudo é mantido razoavelmente sob controle, se você estiver no Xbox One ou PlayStation 4.

Por fim, Modern Warfare 2 Remastered é um jogo sólido em todos os sistemas - há apenas a sensação de que o Xbox One X poderia ter proporcionado mais. Realmente, repetindo isso um mês após o jogo PS4, é a ausência de multiplayer que ainda é muito marcante. Mesmo Spec Ops seria uma boa adição, mas entregar uma remasterização de COD sem a área do jogo em que os fãs afundaram mais horas parece uma oportunidade perdida - especialmente quando a qualidade da remasterização da campanha demonstra o nível de cuidado e dedicou-se a atenção para atualizar este lançamento clássico para o hardware moderno.

Fonte: Eurogamer
Veja Também:
Stellar Blade ganha novo gameplay detalhando o seu combate
FPS de Star Wars cancelado da Respawn teria sido 'fantástico', afirma Tom Henderson
Filme cancelado de The Last of Us teria sido 'horrível', afirma Neil Druckmann
Confira os principais anúncios realizados durante a Nacon Connect 2024
Netflix revela os lançamento de março do serviço
Test Drive Unlimited Solar Crown ganha novo trailer mostrando exploração
Ver comentários