Playstation 5 tem VRS, confirma artista principal da Activision

Enviado por carloseduardocd, em

Apesar de não ter sido oficialmente reconhecido, o PlayStation 5 realmente utilizará totalmente o Variable Rate Shading (VRS) para jogos da próxima geração.

Em uma recente discussão relacionada ao PlayStation 5 no NeoGAF, o artista principal da Activision apontou como o VRS ajudará os desenvolvedores a criar sistemas que podem gerar proceduralmente "assets" de maior qualidade no Playstation 5. Ele também observou como o novo bloco Geometry Engine (GE) da tecnologia RDNA 2 precisa do VRS por design.

O PlayStation 5 abriga "uma GPU AMD personalizada baseada em sua tecnologia RDNA 2", de acordo com o arquiteto do sistema Mark Cerny. A GE, parte do RDNA 2, oferece aos desenvolvedores controle incomparável sobre triângulos e outras primitivas, além de fácil otimização para seleção de geometria. Portanto, como o principal artista da Activision apontou acima, ambos são partes necessárias da mesma equação.

Os processos na GE (Geometry Engine) acontecem antes mesmo de você começar a desenhar os ciclos, e é aí que o VRS entra em cena. Veja o Nvidia turing mesh shaders para uma idéia melhor do que está acontecendo aqui.

Espero que os estúdios estejam pensando em criar sistemas para "assets" (recursos de gráficos e áudio dos jogos) gerados processualmente de alta qualidade. Essas melhorias no SSD abrem a porta para espaços mais amplos e projetados de maneira mais complexa, que exigirão muito mais arte.

Talvez a Sony ainda exija VRS para o público, mas a presença da tecnologia baseada em RDNA 2 e a GE confirme o VRS para PlayStation 5.

Além disso, Matt Hargett, um ex-engenheiro principal de software que trabalhou no PlayStation 5, explicou algumas semanas atrás como o VRS e a GE trabalham juntos.

Variable Rate Shading (VRS) é bom para salvar ciclos, mas a capacidade de otimização VRS não se compara com as capacidades da Geometry Engine. . VRS sem GE significa que você ainda está processando vértices que você pode / deve eliminar nos estágios anteriores para começar. Mais computação / memória disponível.

Haviam algumas preocupações crescentes e com toda a justiça, debates descarrilantes, sobre o PlayStation 5 não ter recursos do VRS. A Microsoft, por outro lado, já confirmou que o Xbox Series X está usando o VRS para obter taxas de quadros estáveis em resoluções mais altas sem comprometer a qualidade final da imagem.

O PlayStation 5 continua programado para ser lançado em todo o mundo durante a temporada de férias de 2020. A pandemia de coronavírus em andamento provocou especulações sobre um possível atraso ou lançamento limitado. Até o momento, a Sony não confirmou esses planos e continua buscando a mesma janela de lançamento. O Xbox Series X, de maneira semelhante, também está sendo lançado na mesma época. A Microsoft declarou categoricamente que não há atrasos nos cartões.

Veja Também:
Assista ao mais novo State of Play ao vivo aqui
Heartworm é um novo jogo de terror inspirado nos títulos dos anos 90
Diretor de Stellar Blade diz estar honrado em ser chamado de 'Nier Coreano'
Henry Cavill espera manter a adaptação de Warhammer 40K fiel ao material original
Conheça Until Then, novo jogo que vem chamando atenção dos jogadores
30 ou 60 FPS? Pode ter sido descoberto a taxa de quadros de Dragon's Dogma II nos consoles