Playstation 5 tem VRS, confirma artista principal da Activision

#Notícia Publicado por carloseduardocd, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uc2VnbWVudG5leHQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzAxL1BTNS1Db25jZXB0LmpwZw==

Apesar de não ter sido oficialmente reconhecido, o PlayStation 5 realmente utilizará totalmente o Variable Rate Shading (VRS) para jogos da próxima geração.

Em uma recente discussão relacionada ao PlayStation 5 no NeoGAF, o artista principal da Activision apontou como o VRS ajudará os desenvolvedores a criar sistemas que podem gerar proceduralmente "assets" de maior qualidade no Playstation 5. Ele também observou como o novo bloco Geometry Engine (GE) da tecnologia RDNA 2 precisa do VRS por design.

O PlayStation 5 abriga "uma GPU AMD personalizada baseada em sua tecnologia RDNA 2", de acordo com o arquiteto do sistema Mark Cerny. A GE, parte do RDNA 2, oferece aos desenvolvedores controle incomparável sobre triângulos e outras primitivas, além de fácil otimização para seleção de geometria. Portanto, como o principal artista da Activision apontou acima, ambos são partes necessárias da mesma equação.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jYXJsb3NlZHVhcmRveHAuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDIwLzA0L2FjdGl2aXNpb24uanBn

Os processos na GE (Geometry Engine) acontecem antes mesmo de você começar a desenhar os ciclos, e é aí que o VRS entra em cena. Veja o Nvidia turing mesh shaders para uma idéia melhor do que está acontecendo aqui.

Espero que os estúdios estejam pensando em criar sistemas para "assets" (recursos de gráficos e áudio dos jogos) gerados processualmente de alta qualidade. Essas melhorias no SSD abrem a porta para espaços mais amplos e projetados de maneira mais complexa, que exigirão muito mais arte.

Talvez a Sony ainda exija VRS para o público, mas a presença da tecnologia baseada em RDNA 2 e a GE confirme o VRS para PlayStation 5.

Além disso, Matt Hargett, um ex-engenheiro principal de software que trabalhou no PlayStation 5, explicou algumas semanas atrás como o VRS e a GE trabalham juntos.

Variable Rate Shading (VRS) é bom para salvar ciclos, mas a capacidade de otimização VRS não se compara com as capacidades da Geometry Engine. . VRS sem GE significa que você ainda está processando vértices que você pode / deve eliminar nos estágios anteriores para começar. Mais computação / memória disponível.

Haviam algumas preocupações crescentes e com toda a justiça, debates descarrilantes, sobre o PlayStation 5 não ter recursos do VRS. A Microsoft, por outro lado, já confirmou que o Xbox Series X está usando o VRS para obter taxas de quadros estáveis em resoluções mais altas sem comprometer a qualidade final da imagem.

O PlayStation 5 continua programado para ser lançado em todo o mundo durante a temporada de férias de 2020. A pandemia de coronavírus em andamento provocou especulações sobre um possível atraso ou lançamento limitado. Até o momento, a Sony não confirmou esses planos e continua buscando a mesma janela de lançamento. O Xbox Series X, de maneira semelhante, também está sendo lançado na mesma época. A Microsoft declarou categoricamente que não há atrasos nos cartões.

☠ Ayrton Senna
☠ Ayrton Senna #carloseduardocd

River Raid, Enduro, Super Mario World, Top Gear e Street Fighter 2. O restante foi consequência.

Publicações em Destaque