DualSense | Arranjo de microfone pode identificar usuários, excluir sons e eliminar crosstalk

Enviado por Alvarenga.g, em

A Sony revelou oficialmente o novo controle sem fio DualSense, que promete "proporcionar uma nova sensação de imersão" no PlayStation 5.

De acordo com um anúncio feito hoje, o DualSense possui "um conjunto de microfones embutido" - o primeiro da família DualShock - que permitirá que os jogadores se comuniquem online sem a necessidade de um fone de ouvido. A parte sobre o microfone embutido já foi confirmada no ano passado. No entanto, a menção de uma matriz - vários microfones, não um - é a parte interessante.

Com base em uma patente registrada em fevereiro e publicada apenas um dia antes do anúncio, o DualSense abriga uma matriz "linear" de pelo menos três microfones embutidos. Eles funcionam em conjunto para identificar e isolar uma fonte de som - o usuário - do ambiente, usando diferentes sensores e métodos de rastreamento, principalmente através do tempo em que cada microfone captura um som. Após uma análise, o conjunto de microfones poderá excluir sons produzidos por uma determinada região do ambiente.

Quando três ou mais microfones são incluídos no conjunto de microfones, é possível determinar a localização de uma fonte de som em relação ao conjunto de microfones [que] pode ser localizada com base no tempo relativo de seu som, conforme capturado por cada um dos microfones .

Tomada em combinação com a localização e orientação conhecidas do controle (conforme determinado com base em sensores e métodos de rastreamento) e, por extensão, a localização e a orientação conhecidas do conjunto de microfones, é possível determinar a localização da fonte de som no ambiente interativo.

Além disso, o som capturado pode ser processado para excluir sons que não emanam de uma determinada região do ambiente interativo.

A patente registrada também deixa claro que o DualSense tem a capacidade de remover a diafonia (crosstalk) quando vários controles estão no mesmo ambiente. Os microfones embutidos foram projetados para equilibrar os níveis de áudio, a fim de focar em seu próprio usuário. Por exemplo, ao jogar localmente na PlayStation 5 com um amigo na mesma sala, ambos podem - por teoria - falar nos controles DualSense sem torná-lo excessivamente barulhento para os usuários que ouvem dos outros lados.

Além disso, quando vários controles são utilizados, os dados de áudio capturados dos múltiplos controles podem ser analisados ​​em combinação, juntamente com os locais e orientações dos controles, para permitir a determinação dos locais dos quais os sons se originam com altos níveis de precisão.

Quanto ao motivo pelo qual a Sony não colocou os microfones no próprio console, a patente observa que tê-los no controle se mostrou mais vantajosa. Estar muito próximo do usuário significava que a variedade de microfones era capaz de diminuir a diafonia (crosstalk) e se concentrar em um usuário em particular com grande precisão, algo que os usuários poderão experimentar por si mesmos também quando o PlayStation 5 for lançado mundialmente durante a temporada de férias no fim do ano.

Dentro da mesma patente, a Sony também descreveu como o touchpad do DualSense se unirá a uma interface touchscreen no televisor ou monitor como parte do controle. Portanto, os jogadores podem se concentrar na jogabilidade enquanto realizam gestos no touchpad através da interface mostrada no jogo.

O que vocês acharam das novidades do DualSense ? Comentem logo abaixo.

Veja Também:
Final Fantasy XIV gera polêmico por exigir uma assinatura do Game Pass para ser jogado no Xbox Series
Rumor | Microsoft pode ter mudado de ideia e decidido não lançar o Call of Duty no Xbox Game Pass
RE 5 Remake? Voz de Albert Wesker insinuou que ele está atualmente envolvido em um novo Resident Evil
Sendo inspirado em NieR: Automata e God of War, Stellar Blade recebe novas informações
Obsidian confirma que está trabalhando para melhorar o combate de Avowed
Final Fantasy VII Rebirth terá 61 troféus e 14 capítulos