A artista de iluminação da IO Interactive, Stefania Hernandez, disse que a tecnologia de Ray Tracing do PlayStation 5 ajudará a criar ambientes 3D mais detalhados, utilizando "reflexos precisos de luz, reflexos e sombras".
Falando ao GamesRadar, Hernandez explicou a diferença entre a tecnologia atual e a próxima geração em termos de realismo:
A iluminação desempenha um papel importante na definição do clima e da sensação de um jogo e acredito que isso pode ajudar a uma experiência de jogo mais envolvente para o jogador. Acredito que estamos chegando a um ponto em que será possível obter uma experiência visual de jogo muito mais próxima daquela atualmente alcançada apenas por cenas pré-renderizadas.
Os pensamentos de Hernandez foram ecoados pelo artista 3D da Ubisoft Toronto, Marco Barrettara. Segundo ele, se o traçado de raios for utilizado adequadamente, podemos esperar que "mais consumidores de iluminação e superfície fotográfica estejam acostumados a ver em fotos VFX para filmes ou filmes animados".
Hernandez continuou dizendo que os artistas de jogos estão entusiasmados por trabalhar em hardware de última geração, principalmente porque a tecnologia atualizada permite que eles façam "configurações de iluminação mais complexas".