Microsoft oferecerá serviços de computação quântica na nuvem

Enviado por Catos, em

A Microsoft confirmou nesta segunda-feira (04) que oferecerá capacidades de computação quântica através de sua plataforma de nuvem Azure (via Wired).

A companhia é mais uma das gigantes de tecnologia que têm investido na computação quântica como uma alternativa para o processamento massivo de dados – ainda que a tecnologia ainda esteja dando seus primeiros passos em termos de aplicações práticas.

Apelidado de Azure Quantum, a divisão de computação quântica oferecerá os serviços através de três computadores quânticos experimentais, criados em parceria entre a Honeywell e duas startups do setor, IonQ e QCI. Os serviços, no entanto, estarão disponíveis apenas para parceiros selecionados.

Na estrutura que será oferecida através da Azure permitirá que empresas executem códigos quânticos em ambientes simulados ou em hardware quântico real.

A oferta da Azure Quantum e similar aos serviços já oferecido pela IBM, que desde 2016 permite acesso gratuito e pago a protótipos de computadores quânticos. Outro player importante do setor, o Google, que anúnciou ter atingido a supremacia quântica na semana passada, também passará a oferecer acesso remoto para parceiros "em breve".

Veja Também:
Análise | Banishers: Ghosts Of New Eden
Doom é oficialmente anunciado para cortador de grama
REYNATIS, novo RPG de ação desenvolvido por antigos membros da Square Enix, é anunciado
Assassin’s Creed Hexe será o título mais sombrio da franquia
Taxi Life: A City Driving Simulator, promissor simulador de táxi, ganha novo trailer
Stardew Valley alcançou 30 milhões de cópias vendidas