Intel faz recall de processador Xeon por cooler padrão ser insuficiente

Enviado por Cristianogremista, em

Essa não foi uma boa semana para a Intel. A companhia foi acusada de não corrigir totalmente falhas relacionadas aos seus processadores e, para completar, teve que abrir um processo de recall para um dos seus chips para servidores, o Xeon E-2274G. O motivo, porém, é bastante incomum: o cooler que acompanha o produto não seria suficiente para resfriá-lo.

Anunciado no segundo semestre do ano, o Xeon E-2274G é um processador quad-core de 4 GHz (4,9 GHz em boost). O chip também conta com litografia de 14 nanômetros, 8 MB de cache e TDP de 83 W. Com base neste último parâmetro, é de se presumir que o modelo não esquenta fora dos padrões de normalidade.

A Intel informa em seu comunicado, no entanto, que o DHA-A (ou E97378-003), como é identificado o cooler que acompanha o Xeon E-2274G, "não atende aos requisitos de desempenho térmico", ou seja, não resfria o processador como deveria.

Um detalhe que torna o recall curioso - e, consequentemente, acaba nos fazendo questionar se não há outra razão para o procedimento - é o fato de o cooler DHA-A ser usado pela Intel em processadores de até 84 W desde 2013.

Seja como for, a Intel tem orientado distribuidores a devolverem as caixas do Xeon E-2274G que estiverem em estoque e trocá-las por unidades que não acompanham o cooler.

A Intel não informou se pretende relançar as caixas com um cooler mais eficiente, mas o Xeon E-2274G em si deverá continuar no mercado, com a contrapartida de que os fabricantes que montarem computadores com esse processador deverão recorrer a sistemas de resfriamento de terceiros.

Veja Também:
Nova atualização para Assassin's Creed Mirage inclui o modo 'Permadeath' e outras melhorias
Top Reino Unido | Mario vs. Donkey Kong estreia em primeiro lugar
PS5 Pro deve sair na segunda metade de 2024 para aumentar interesse no console, afirmam analistas
CEO da Arrowhead admite problema de escalabilidade em Helldivers 2
KEMURI, novo jogo de Ikumi Nakamura, ganha artes e detalhes inéditos
Nintendo Direct Partner Showcase é anunciado para 21 de fevereiro