Sony, Sega e Warner se aproveitaram de isenções criadas para devs indies

Enviado por VSDias55, em

Três gigantes da indústria dos videogames supostamente estiveram se aproveitando do VGTR do Reino Unido para evitar pagar milhões de libras em impostos corporativos. Uma investigação do The Guardian sobre a Video Games Tax Relief (VGTR) do Reino Unido, programa destinado a permitir que desenvolvedoras de jogos menores reivindiquem até 20% de certos custos, revelou que está beneficiando principalmente empresas maiores.

O VGTR foi projetado para também recompensar jogos que empregam a cultura e a arte Britânica, com os títulos sendo pontuados em várias métricas. Infelizmente, a reportagem descobriu que muito desse dinheiro acabou indo para grandes editoras. De fato, a maioria dos fundos do programa foram reivindicados por empresas que não têm sede no Reino Unido.

A Sony reivindicou quase £30 milhões em isenção de impostos corporativos, com a Sega não muito atrás com £20 milhões. A dona da Warner Bros, Warner Media, está bem à frente das outras, com £60 milhões em descontos de benefícios fiscais reivindicados ao longo dos anos. As reivindicações maiores, no valor de cerca de £500.000 por reivindicação, foram todas de editoras de grande escala.

Apesar de pertencerem à minoria do número total de reivindicações, as grandes editoras consumiram cerca de 80% do auxílio total, de acordo com a investigação. Mais da metade das reivindicações foram feitas para menos de £50.000, o que garante às desenvolvedoras menores um total médio de apenas £10 milhões do total de £324 milhões.

Esta é a segunda vez em três meses que foi descoberto que grandes editoras de jogos estão contornando algumas ou todas as leis tributárias corporativas do Reino Unido. Em julho, a Taxwatch descobriu que a Rockstar reivindicou £42 milhões em benefícios fiscais da VGTR e não pagou impostos corporativos por quase dez anos.

A questão não é exclusiva apenas do Reino Unido, nem da indústria de videogames. Uma reportagem de dois anos atrás do jornalista Jesse Frederik revelou como as maiores empresas Americanas evitam pagar impostos. A investigação de Frederik também incluiu os nomes de mega-editoras como a Activision.

Veja Também:
NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos
2023 foi o segundo ano mais forte na história da CD Projekt
Diablo IV já está disponível para os assinantes do Game Pass
Predator: Hunting Grounds ganhará versões para PS5 e Xbox Series, além de novos conteúdos
Estúdio de Like a Dragon e Judgment provoca anúncio importante