Quando a Microsoft anunciou que estava desenvolvendo um console para games, o setor estava cético. Nos anos 90, a Microsoft era conhecida por seu software, não por seus negócios de hardware.
Quase duas décadas depois, o Xbox da Microsoft se tornou um console popular, contra a Sony e a Nintendo.
Mas há um mercado em que o Xbox não foi um sucesso entre os consumidores - o Japão.
Quando a Microsoft lançou o Xbox em 2001 nos Estados Unidos, o Japão era o grande vilão dos jogos no mundo. Era o lar dos três grandes fabricantes de consoles, Nintendo, Sega e Sony, e tinha os melhores desenvolvedores.
A Microsoft enfrentou três grandes desafios ao lançar o Xbox no Japão. Ele precisou convencer os desenvolvedores japoneses a criar jogos para Xbox, superar o ceticismo dos consumidores sobre o design volumoso da primeira edição e compensar as vendas perdidas após o período de férias.
Hoje, a Microsoft ainda luta para vender consoles no Japão. Dos 46,9 milhões de Xbox One vendidos em todo o mundo até o segundo trimestre de 2019, apenas 0,3% deles esteve no Japão, de acordo com a International Data Corporation.
Embora o Japão seja um grande mercado para videogames, Dean Takahashi, principal escritor da GamesBeat na VentureBeat, disse que a Microsoft não depende dos consumidores japoneses.
Em comunicado à CNBC, a Microsoft disse que o Japão é uma parte importante de sua comunidade global de jogos.
Enquanto os consumidores japoneses preferem o PlayStation da Sony ou o Switch da Nintendo, o relacionamento da Microsoft com seus concorrentes japoneses está mudando.