A Ray-Tracing é a grande novidade nos gráficos para jogos - é um dos maiores destaques da atualidade que até foi uma das primeiras coisas confirmadas para o PS5 pela Sony.
Existe um grande entusiasmo em torno desta tecnologia e é fácil perceber o porquê, especialmente quando vê o que consegue fazer quando é aplicada a jogos já disponíveis.
O Digital Foundry já nos falou dos seus impressionantes resultados em Half-Life 2 e Minecraft quando a Ray-Tracing é ativada, mas estes dois vídeos dedicados a Grand Theft Auto 5 e The Witcher 3 são igualmente sensacionais.
Grand Theft Auto 5 com ray tracing mostra uma experiência transformada graficamente pela nova iluminação, o épico mundo aberto ganha uma nova dimensão e qualidade - repara no carro amarelo que está estacionado e no interior da casa:
O outro vídeo, sobre The Witcher 3, não é tão impressionante e não apresenta uma transformação com o impacto do de GTA 5, mas ainda assim apresenta visuais mais realistas:
Tal como explicado pelo Digital Foundry, estes vídeos com ray tracing são feitos com o uso de uma nova extensão que está atualmente em desenvolvimento para a poderosa ferramenta pós-processamento, Reshade, criada por Pascal Gilcher, um veterano nos mods e contribuidor para a Nvidia Ancel.
Eis uma explicação do Digital Foundry:
Não podemos pensar que o vídeo ray-tracing de GTA5 te mostra um vislumbre de um GTA de nova geração (Red Dead Redemption 2 sem ray tracing tem melhor aspecto do que GTA5, por exemplo). O filtro tem limitações e apenas suporta a iluminação e oclusão ambiental. Além disso, não consegue rastrear luz de algo que não está no ecrã, o que causa alguns efeitos estranhos.
Por enquanto, o filtro parece funcionar melhor em jogos mais antigos, que usavam iluminação básica. Além disso, a ray-tracing é altamente exigente para a GPU.
Perante os resultados alcançados em jogos existentes, é fascinante pensar no que poderá alcançar em jogos de nova geração.