Empregados da Riot de Los Angeles organizam passeata em protesto contra empresa

Enviado por Catos, em

De acordo com reportagem do Kotaku, funcionários da Riot Games de Los Angeles estão organizando uma passeata em protesto às recentes polêmicas envolvendo a empresa. O estopim foi o caso da Cláusula Arbitrária, que impediria duas empregadas de processarem o estúdio.

As tensões começaram em julho, com uma outra reportagem do Kotaku denunciando a cultura de machismo e abuso sexual que imperava na Riot. Desde então, alguns funcionárioe e ex-funcionários entraram com ações legais contra a empresa, utilizando o próprio artigo como uma das bases.

O segundo episódio marcante aconteceu recentemente, quando a Riot moveu uma ação para anular processos que estavam sendo feitos por duas funcionárias. O argumento da empresa resume-se à Cláusula Arbitrária de seus contratos, que obriga todos seus empregados a resolverem suas questões internamente, sem usar recursos legais.

Dada a repercussão ruim, a Riot anunciou que tornará a Cláusula opcional para seus novos funcionários. Entretanto, os empregados atuais só terão sua situação solucionada com o fim dos processos legais atuais.

"Já se passaram oito meses desde o artigo original, e eu ainda não vi nenhum resultado para nossa diversidade ou esforços de inclusão na Riot. Não vi uma única métrica ou número que indicam que as coisas melhoraram, e não vi um único projeto ser finalizado", disse um dos organizadores da passeata.

Com estimativa de 100 participantes, o protesto não contará com a maioria avassaladora dos funcionários, de acordo com fontes do Kotaku. "Talvez, 10% de nós participem".

Apesar de ser a "vilã" da história, a Riot Games apoia a manifestação de seus empregados: "Respeitamos os Rioters que escolheram protestar hoje e não toleraremos qualquer retaliação de qualquer tipo como resultado de ter participado ou não", disse um representante.

Considerando a ausência de punições, o pior cenário para os funcionários torna-se mais complexo: "O pior cenário é aquele em que a liderança não se mova da posição atual e continua mantendo que haverá um 'esforço futuro' com os Rioters atuais".
Veja Também:
Alanah Pearce: Hardware está perdendo seu valor e objetivo da Microsoft com o Game Pass
Rise of the Ronin ganha primeiras prévias - Confira o que a crítica está achando
Exoprimal recebe sua nova temporada em 17 de abril
Monster Hunter Stories chega em Junho ao PC, PS4 e Switch
Akuma é revelado para Street Fighter 6
Krafton revela o cronograma de 2024 para PUBG: Battlegrounds