Perfect Dark foi lançado originalmente para o Nintendo 64 com uma prequel lançada posteriormente para o Xbox 360 chamada Perfect Dark Zero. A Rare começou a trabalhar em uma continuação do primeiro Perfect Dark, o qual passou por diversas versões diferentes antes de cair nas mãos de Chris Seavor, o designer de Conker's Bad Fur Day.
Chris Seavor já havia compartilhado detalhes da continuação nunca lançada de Conker's Bad Fur Day no Twitter e fez o mesmo com um novo jogo no qual ele trabalhou, mas que não viu a luz do dia. Esta pode não ser a primeira vez que ouvimos falar sobre Perfect Dark Core, mas é interessante ouvir o que Chris Seavor tem para compartilhar sobre o conceito deste jogo.
Perfect Dark Core iria seguir um formato em episódios, na mesma linha da série Half-Life. Em uma série de tweets, Chris Seavor compartilhou o design e o conceito do Perfect Dark Core, explicando sua narrativa e sua estrutura de lançamento.
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A história seria dividida em múltiplas partes. Cada parte da história seria igual a um dia inteiro no jogo. Haveria um total de cinco partes que levariam a uma conclusão para a história. O jogo cantaria com um conteúdo adicional chamado Tertiary Missions, o qual serviria como um modo cooperativo. O plano inicial era liberar dois episódios e depois trabalhar mais caso fossem um sucesso, mas o jogo foi descartado no início do desenvolvimento.
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