Foto de buraco negro foi criada graças a algoritmo de cientista estudante do MIT

Enviado por Catos, em

Essa semana um marco histórico para a ciência foi conquistado com a realização da primeira foto de um buraco negro, graças aos esforços do projeto Event Horizon Telescope Collaboration (EHT).

Um dos principais fatores no sucesso deste feito foi um algoritmo criado pela cientista da computação Katie Bouman, na época uma estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia Massachusetts - o MIT.

O algoritmo, conhecido como CHIRP (Continuous High-resolution Image Reconstruction using Patch priors) foi necessário para combinar os dados de todos os telescópios espalhados pelo mundo, ajudando a compor a imagem final.

Pelo seu trabalho, Bouman tornou-se um fenômeno em redes sociais como o Twitter, especialmente após um post de Flora Graham, da revista Nature, comparando-a a Margaret Hamilton, que desenvolveu o software de voo da nave Apollo 11, primeira a pousar na Lua.

A cientista também publicou uma imagem da sua própria reação enquanto a imagem do buraco negro renderizava em sua conta no Facebook.

Atualmente, Katie Bouman é uma pós-doutoranda pelo MIT, e será professora assistente no departamento de ciências matemáticas e da computação na universidade Caltech, de acordo com seu perfil no site do laboratório CSAIL.

Veja Também:
FromSoftware deve futuramente lançar outros Souls sem Miyazaki como diretor
Dragon's Dogma 2 ganha trailer mostrando a classe Warrior
Palworld passa a marca de 25 milhões de jogadores
Total War: WARHAMMER III recebe DLC Shadows of Change - Confira o trailer
Solium Infernum, jogo de estratégia ambientado no inferno, ganha trailer de lançamento
Final Fantasy VII Rebirth foi feito com o intuito de atingir uma classificação superior a 90 no Metacritic