.

Foto de buraco negro foi criada graças a algoritmo de cientista estudante do MIT

Enviado por Catos, , 1539 visualizações, 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original


Essa semana um marco histórico para a ciência foi conquistado com a realização da primeira foto de um buraco negro, graças aos esforços do projeto Event Horizon Telescope Collaboration (EHT).


Clique para ver a imagem em tamanho original


Um dos principais fatores no sucesso deste feito foi um algoritmo criado pela cientista da computação Katie Bouman, na época uma estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia Massachusetts - o MIT.

O algoritmo, conhecido como CHIRP (Continuous High-resolution Image Reconstruction using Patch priors) foi necessário para combinar os dados de todos os telescópios espalhados pelo mundo, ajudando a compor a imagem final.

Pelo seu trabalho, Bouman tornou-se um fenômeno em redes sociais como o Twitter, especialmente após um post de Flora Graham, da revista Nature, comparando-a a Margaret Hamilton, que desenvolveu o software de voo da nave Apollo 11, primeira a pousar na Lua.



A cientista também publicou uma imagem da sua própria reação enquanto a imagem do buraco negro renderizava em sua conta no Facebook.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Atualmente, Katie Bouman é uma pós-doutoranda pelo MIT, e será professora assistente no departamento de ciências matemáticas e da computação na universidade Caltech, de acordo com seu perfil no site do laboratório CSAIL.
Catos
Enviado por Catos
Membro desde
28 anos, Goiânia
label