Foto de buraco negro foi criada graças a algoritmo de cientista estudante do MIT

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMDMzLzg2NS9mdWxsL0thdGllX0JvdW1hbi5qcGc=

Essa semana um marco histórico para a ciência foi conquistado com a realização da primeira foto de um buraco negro, graças aos esforços do projeto Event Horizon Telescope Collaboration (EHT).

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L21Tb3VvRnZVcllOb3RnYTItd2F6LXJ5SldpUT0vNzcweDAvc21hcnQvdXBsb2Fkcy9jb250ZXVkby9mb3Rvcy9CdXJhY29fTmVncm8uanBn

Um dos principais fatores no sucesso deste feito foi um algoritmo criado pela cientista da computação Katie Bouman, na época uma estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia Massachusetts - o MIT.

O algoritmo, conhecido como CHIRP (Continuous High-resolution Image Reconstruction using Patch priors) foi necessário para combinar os dados de todos os telescópios espalhados pelo mundo, ajudando a compor a imagem final.

Pelo seu trabalho, Bouman tornou-se um fenômeno em redes sociais como o Twitter, especialmente após um post de Flora Graham, da revista Nature, comparando-a a Margaret Hamilton, que desenvolveu o software de voo da nave Apollo 11, primeira a pousar na Lua.

A cientista também publicou uma imagem da sua própria reação enquanto a imagem do buraco negro renderizava em sua conta no Facebook.

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDIvMDMzLzg1Ni9mdWxsL0thdGllX0JvdW1hbi5qcGc=

Atualmente, Katie Bouman é uma pós-doutoranda pelo MIT, e será professora assistente no departamento de ciências matemáticas e da computação na universidade Caltech, de acordo com seu perfil no site do laboratório CSAIL.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,