China avalia proibir atividades de mineração de Bitcoin no país

Enviado por okardec, em

Documento elaborado por órgão do governo classifica mineração de criptomoedas como 'indesejável', o que pode elevar os custos de energia elétrica.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) publicou emendas ao plano econômico do país, determinando quais atividades devem ser incentivadas e quais devem ser proibidas. De acordo com uma reportagem do jornal "South China Morning Post", o documento prevê a proibição das atividades de mineração de criptomoedas como o Bitcoin, o que poderia afastar os empreendimentos que hoje se aproveitam do baixo custo de energia elétrica no país.

O documento publicado nesta segunda-feira (8) ficará aberto para consulta pública até o dia 7 de maio. O texto ainda poderá sofrer alteração nesse período.

O Banco Popular da China, o "banco central" chinês, já proíbe diversas atividades relacionadas à comercialização de criptomoedas, inclusive serviços de compra e venda ("Exchange"). Empresas do setor financeiro, por exemplo, estão proibidas de liberar recursos para esse tipo de atividade.

A mineração, por sua vez, é a atividade que organiza e processa as transações de uma criptomoeda. Por questões de segurança, ela envolve uma série de processamentos repetitivos para adivinhar um número especial que poderá fechar o bloco de transações. Quem encontrar esse número pode ficar com a recompensa do bloco, em criptomoedas.

Para quem participa desse processo, encontrar o número que garante a recompensa é como apostar na loteria. Para comprar mais bilhetes e aumentar o número de apostas, é preciso possuir mais equipamentos de mineração, que por sua vez consomem energia elétrica. O preço baixo da energia na China (cerca de R$ 0,10 por kWh) torna o país atrativo para abastecer essas máquinas.

No entanto, o consumo de energia para a mineração pode inibir o desenvolvimento de outras indústrias e gerar poluição, principalmente em áreas atendidas por usinas termoelétricas.

Pelo novo texto elaborado pela NDRC, a mineração de criptomoedas passa a ser uma atividade "indesejável" para o país.

De acordo com o "South China Morning Post", atividades indesejáveis podem sofrer uma série de restrições. Além de não poderem comercializar produtos - o que provavelmente não afetaria diretamente a mineração -, empresas nesses ramos também podem ser sobretaxadas na energia elétrica, o maior custo da mineração de criptomoedas.

A restrição da venda de produtos poderia afetar a Bitman, uma empresa é especializada na criação e venda de equipamentos destinados exclusivamente à mineração. O impacto poderia ser menor que o esperado, já que a fabricação dos chips da Bitmain é feita sob encomenda pela taiwanesa TSMC.

Se a mineração de criptomoedas hoje realizada na China não puder ser facilmente remanejada, a rede do Bitcoin pode ficar sujeita a ataques, porque a segurança de uma criptomoeda depende, em parte, do volume de processamento dedicado à sua manutenção. Se esse volume cair, os participantes remanescentes da rede podem montar um "ataque de 51%", o que na prática permite aplicar golpes gastando duas vezes a mesma moeda.

Uma queda repentina no processamento também poderia deixar as transações mais lentas. O Bitcoin, por exemplo, sofre ajustes de dificuldade periódicos para que transações sejam concluídas, em média, a cada 10 minutos. Quando há mais mineradores, a dificuldade aumenta; com menos, ela é reduzida. Se a mineração chinesa fosse interrompida de uma só vez, não haveria poder de processamento suficiente para concluir o processo em 10 minutos.

Por outro lado, a saída dessas empresas da China pode contribuir para que a mineração fique mais descentralizada e mais cara, o que poderia reduzir o consumo total de energia do Bitcoin.

Veja Também:
FPS de Star Wars cancelado da Respawn teria sido 'fantástico', afirma Tom Henderson
Filme cancelado de The Last of Us teria sido 'horrível', afirma Neil Druckmann
Confira os principais anúncios realizados durante a Nacon Connect 2024
Netflix revela os lançamento de março do serviço
Test Drive Unlimited Solar Crown ganha novo trailer mostrando exploração
Smite 2 apresenta seu modo Conquest renovado