Valve não parece muito feliz por a Epic Store estar copiando dados do Steam

Enviado por VSDias55, em

Ontem, descobrimos que o cliente da Epic Store estava copiando um arquivo de dados de usuário do Steam chamado localconfig.vdf. De acordo com a Epic, o cliente armazena uma versão local e criptografada do arquivo e não faz nada com ele, a menos que você opte por importar seus amigos do Steam, enviando apenas IDs de seus amigos para os servidores da Epic.

O CEO da Epic, Tim Sweeney, disse que esse processo foi um trabalho urgente criado nos "primeiros dias de Fortnite", e que isso será consertado. Ele também disse que a Epic Store não usa a API do Steam devido às preocupações de privacidade dos usuários da Epic, não em relação à API do Steam em particular, mas por causa de uma "preocupação geral de APIs coletarem mais dados do que o esperado".

Em um comunicado enviada hoje à Bleeping Computer, Doug Lombardi, da Valve, disse que a empresa está "analisando as informações que o launcher da Epic coleta do Steam". Parece que a Valve não está muito feliz com essa história.

O Steam Client salva localmente dados como a lista de jogos que você possui, sua lista de amigos e os tokens de login salvos (semelhantes às informações armazenadas nos cookies do navegador da Web). Esses são dados privados dos usuários, armazenados na máquina doméstica do usuário e não devem ser usados ​​por outros programas nem enviados para qualquer serviço de terceiros.

Usuários interessados ​​podem encontrar o localconfig.vdf e outros arquivos de configuração do Steam no diretório de instalação do Steam Client e os abrir em um editor de texto para ver quais dados estão contidos nesses arquivos. Eles também podem ver todos os dados relacionados à sua conta Steam em: https://help.steampowered.com/en/accountdata

Em outras palavras, a Valve não acha que o cliente da Epic Store deveria estar tocando no localconfig.vdf, e provavelmente preferiria que a Epic usasse o API do Steam para reunir as listas de amigos.

Quanto a Epic, ela não disse que o arquivo inteiro foi enviado, apenas que ela analisa os IDs dos usuários e envia os hashes deles, caso os usuários importem os amigos do Steam. No futuro, a Valve poderá criptografar dados do usuário local para impedir que o cliente da Epic e outros softwares o copiem.

No entanto, a Valve não disse isso. Em um email para o PC Gamer, Lombardi disse que a Valve não tem mais nada a acrescentar no momento.

Veja Também:
David Jaffe afirma que o Game Pass colocou a Sony em apuros
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça acaba tendo um lançamento fraco no Steam
Rumor | Uncharted: Drake’s Fortune deve ganhar um remake
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem