Project xCloud tudo que descobrimos na GDC 2019

Enviado por Nightcrowley, em

2019 começou com uma grande mudança nos jogos, ao lançar as bases para serviços de streaming de jogos na Game Developers Conference (GDC). Como aconteceu com os filmes e músicas, os videogames irão parar na nuvem, com as gigantes da indústria rapidamente hospedando os seus backbones. Com a Google falando do seu Stadia, e a Microsoft fala dos seus planos para o "Project xCloud".

Hospedando uma sessão dedicada ao Project xCloud este ano na GDC, a Microsoft forneceu mais informações sobre seus planos para o streaming. E, enquanto aproveita a biblioteca existente do Xbox, sua plataforma também irá reformular significativamente sua maneira de jogar.

Como títulos 'Cloud Aware' vão mudar o jogo

Em uma industria divida por consoles e plataformas, os jogos tradicionalmente tem como algo dispositivos em especifico, introduzindo desafios quando são convertido para novas plataformas. Porém, expandir a filosofia cross-platform está no coração da nova estratégia de jogos da Microsoft, o Project xCloud parece ampliar o ecossistema Xbox para além da sala de estar. E na GDC, a Microsoft está enfatizando a sua abordagem de "dispositivo-consciente" para o streaming de games, com a capacidade de alterar os jogos no dispositivo do jogador em todas as direções.

O foco do Project xCloud em celulares Android é uma mudança notável em relação aos seus consoles de mesa, mas a Microsoft continua batendo na tecla que não haverá necessidade de fazer nenhuma alteração no código fonte de jogos para Xbox One para mandá-los para a nuvem. A implantação servidores blade customizados estão em andamento, e eles serão compostos por componentes internos do Xbox One S, permitindo o processamento em hardware familiar. E com a Microsoft visando escalar suas ofertas do xCloud, ela lança um investimento de baixo risco para as thirds.

No entanto, para adaptar seus jogos a experiência do xCloud, a Microsoft está criando um novo conjunto de ferramentar. Títulos implementando ao streaming com modificação são apelidados "Cloud Aware" - um termo que esperamos ouvis mais nos próximos anos.

As APIs Cloud Aware da Microsoft irão permitir que desenvolvedores construam o seu pacote em um Xbox One existente, com as configurações automaticamente habilitadas, assim, que o streaming é detectado. Pode ser simples ajustes na interface do usuário, garantindo que o texto seja legível em uma tela de seis polegadas ou redesenhando menus para telas sensíveis ao toque. Aprimorando ainda mais os recursos, a Microsoft discutiu a reformulação de checkpoints para contabilizar as sessões rápidas em dispositivos móveis ou o matchmaking compartilhados com os servidores xCloud.

È sobre adaptar o jogos existente do Xbox One para o xCloud e e aproximando novos dispositivos com refinamentos feitos sob medida.

Assumindo o controle, xCloud em ação:

Um aspecto fundamental da apresentação do xCloud na GDC foi ter focado nos controles e como a framework Clod Aware irá ajudar os gamers em movimento. Embora controles Bluetooth tenham um layout ergonômico familiar, a Microsoft está investindo em touch inputs nativos para celulares. Deixando de lado a necessidade de ter um controle para se tornar mais acessível aos jogadores que apenas utilizam o celular.

A Microsoft irá fornecer uma configuração padrão para controles touch (não bem claro) para títulos xCloud, mas os aplicativos Cloud Aware poderão oferecer uma integração mais profunda. O "Touch Adaption Kit" (TAK) será o responsável por isso, permitindo que os desenvolvedores configurem layouts personalizados na tela para os jogos. Um simples arquivo JavaScript Object Notation (JSON) é tudo o que é necessário, mapeando layouts em torno das demandas do jogo.

Os primeiros layouts conceituais mostram como vários gêneros se adaptam a tela. Platformers como Dead Cells e Cuphead precisam de poucos input, permitindo o desenvolvedor mapear somente o que é necessário na tela. Para o flagship de corridas da Microsoft, Forza, um deslizar de dedo pode emular o movimento do tumbstick. E esses botões podem ser contextualmente adaptáveis, alternando layouts à medida que você pula de on-foot para on-wheels em sandboxes abertos.

Ainda é muito cedo para o xCloud, e a Microsoft continua receosa quanto a revelação de detalhes como preço e disponibilidade. Com a implantação dos servidores Azure em andamento nos datacenters em mais de 50 regiões diferentes, a Gigante de Redmond ainda está preparando o terreno para suas promessas. Os testes de pré-lançamento estão programados para o final de 2019, indicando que a plataforma deverá aparecer em junho na E3 2019. Independentemente disso, com a guerra dos streaming em curso, tempos animados estão a caminho.

Veja Também:
Paralives, novo jogo ao estilo The Sims, ganha gameplay
Starfield recebe suporte ao AMD FSR 3 no PC
Marvel’s Spider-Man 2 ganhará novo update em 7 de março
Bug de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça revela futuro personagem jogável
Presidente da Nintendo comenta a respeito de Palworld
Lost Hellden é anunciado, novo JRPG feito por veteranos de Final Fantasy