Servidores de Atlas são desativados após cheaters fazerem surgir tanques e aviões no jogo

Enviado por VSDias55, em

A Grapeshot Games, uma subsidiária do Studio Wildcard, a desenvolvedora de Ark, foi forçada a desativar os servidores de seu MMO de pirata Atlas e retroceder os servidores após os cheaters começarem a fazer surgir baleias, tanques e até aviões gigantes no jogo.

O incidente começou ontem à noite quando um grupo de jogadores estava transmitindo a sua armada tentando derrubar um galeão inimigo no Twitch. Na stream do usuário BurkeBlack, os planos cuidadosamente criados da armada foram destroçados quando baleias gigantes de repente começaram a surgir em números anormais ao redor da embarcação do inimigo.

Enquanto a stream continuava, os acontecimentos tomaram um rumo ainda mais bizarro, com o navio de BurkeBlack sendo bombardeado por um avião - não é o tipo de veículo que os jogadores esperariam encontrar (particularmente em queda livre em alta velocidade) em um jogo de piratas.

Enquanto isso, outros jogadores conseguiram gravar vídeos de tanques blindados aparecendo pelo mundo, aparentemente pelo mesmo grupo de cheaters.

Os incidentes foram rapidamente compartilhados no subreddit oficial de Atlas e, com o caos só aumentando, a Grapeshot anunciou que estaria temporariamente desativando o servidor do jogo para investigar o problema. Quando o jogo foi retomado algum tempo depois, os servidores haviam sido retrocedidos cerca de cinco horas e meia.

Em uma declaração publicada em resposta ao incidente, o gerente de comunidade de Atlas, Jatheish, foi rápido em desmentir relatos de que a "devastação" havia sido causada por hacks, programas de terceiros ou exploits. Em vez disso, a Grapeshot insistiu que os spawns ilícitos foram possíveis quando "a conta da Steam de um administrador foi comprometida." Como era de se esperar, a comunidade de Atlas não ficou feliz com o aparente lapso na segurança da rede por parte da Grapeshot Games.

Com todos esses problemas somados, não tem sido uma navegação fácil para o Atlas desde seu lançamento no final do ano passado. O MMO pirata adiou três vezes a data prevista para o seu lançamento antecipado, antes da Grapeshot Games tomar a decisão incomum de liberá-lo apenas para os streamers. Quando o Atlas finalmente foi disponibilizado para todos, ele imediatamente recebeu uma enxurrada de críticas negativas na Steam devido ao péssimo desempenho e a descoberta de um menu oculto, sugerindo que o Atlas foi originalmente planejado como uma expansão para Ark.

Apesar dos problemas iniciais, parece que muitos jogadores ainda estão curtindo o jogo - no momento que essa notícia foi escrita, é o 17º título mais popular da Steam, com 31.292 jogadores simultâneos.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube