Genes de bactérias resistentes a antibióticos descobertos no Ártico

Enviado por macmi, em

Até numa das regiões mais remotas do mundo podem existir superbactérias, uma ameaça latente à sobrevivência de todos os seres humanos

Genes associados a bactérias resistentes a antibióticos foram descobertos no norte do Ártico, uma das regiões mais remotas do planeta Terra.

Apesar de não ter sido confirmada a presença de superbactérias, foram identificados em Svalbar genes como o blaNDM-1, que podem conferir às bactérias resistência a carbapenemas, os antibióticos de último recurso no tratamento de doenças.

As bactérias resistentes a antibióticos foram identificadas pela primeira vez num hospital na índia, em 2007/2008, e mais tarde em águas pluviais em Deli, em 2010. Segundo o jornal Environment International, esta descoberta mostra que podem existir no Círculo Polar Ártico.

O risco de propagação destas superbactérias é, para muitos cientistas, uma ameaça maior do que as alegações climáticas. Operações de rotina tornar-se-iam potencialmente fatais, as doenças espalhar-se-iam mais depressa e tornar-se-iam mais resistentes até derrubar todas as barreiras conhecidas da medicina.

O uso excessivo de antibióticos é uma das causas comprovadas do desenvolvimento de resistência, mas esta descoberta, numa região tão isolada, mostra que também a falta de saneamento pode ter influência.

Quatro em cada dez países subdesenvolvidos não têm acesso garantido a água limpa nem condições sanitárias básicas. Se uma infeção resistente a antibióticos se desenvolvesse num destes países seria um apocalipse. As fronteiras não param epidemias.

Veja Também:
GYLT, antigo exclusivo do Stadia, já está disponível para Nintendo Switch
Ereban: Shadow Legacy foi cancelado para o Game Pass
Hellblade 2 ganha novas imagens de alta qualidade
Sand Land, jogo baseado na obra de Akira Toriyama, ganha trailer mostrando um carro equipado com armas de fogo
Apesar dos gráficos modestos, Rise of the Ronin apresenta problemas de desempenho no PS5
AMD sugere que o PlayStation 5 Pro terá AI Upscaling