"É surreal": Artista brasileira de Celeste comenta indicação a Jogo do Ano

Enviado por Catos, em

Dentre os seis titulos indicados ao prêmio de Jogo do Ano do The Game Awards um deles deve ter chamado atenção de muitas pessoas: a singela aventura indie Celeste.

Desenvolvido pelo estúdio Matt Makes Games, o game saiu em janeiro de 2018 para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch e tem toda a parte artística feita pelo estúdio brasileiro Miniboss, formado pelo trio Amora B., Heidy Motta e Pedro "Santo".

"É uma notícia um tanto surreal, esses anos todos trabalhando com jogos sempre vi uma linha clara entre AAA e indie", declarou Amora B. ao The Enemy sobre a indicação ao prêmio.

"Não que eu acredite que um tenha mais valor que o outro, muito pelo contrário, eu jogo de tudo e aprendo com todos os tipos de jogos, analiso, levo em conta seus contextos, épocas, e minha pequena lista de jogos favoritos contém AAA e indies em quantidade igual", afirmou a desenvolvedora. "Mas a linha sempre esteve ali, tanto da perspectiva do público nos dizendo que pixel art é antiquado, inferior, quanto da nossa, sabendo o quão limitada é a nossa audiência e o quanto seria injusto concorrer com a audiência de um AAA milionário."

"Mas está aí, nosso bebê lado a lado com os gigantes, e serviu pra me fazer entender que essa linha tem que ser cada vez mais borrada, mesmo. Orçamento e equipe limitados não são sinônimos de qualidade inferior, e espero que com os anos o público consumidor aceite isso melhor também", conclui Amora.

Fruto do trabalho de cerca de dois anos, Celeste é versão turbinada de um jogo de mesmo nome feito em apenas quatro dias para o videogame virtual PICO-8 - aliás, dá pra jogar esse primeiro Celeste de graça no navegador e também dá para desbloquear ele como um extra no game novo.

Em parte, trata-se de uma aventura 2D com desafio feroz, que exige reflexos rápidos e habilidade no controle, mas Celeste também é uma história terna sobre temas difíceis, como ansiedade e depressão.

Veja Também:
PS5 Pro deve sair na segunda metade de 2024 para aumentar interesse no console, afirmam analistas
CEO da Arrowhead admite problema de escalabilidade em Helldivers 2
KEMURI, novo jogo de Ikumi Nakamura, ganha artes e detalhes inéditos
Nintendo Direct Partner Showcase é anunciado para 21 de fevereiro
Powerwash Simulator revela colaboração com Warhammer 40K
Invincible: Guarding the Globe, novo RPG da Ubisoft, já está disponível para mobile