Valve aparentemente está trabalhando em uma forma de tornar jogos da Steam Windows jogáveis na Steam Linux

Enviado por magenkyo-itachi, em

Parece que a Valve está trabalhando nos bastidores para permitir que as ferramentas de compatibilidade de jogos Linux funcionem na Steam.

Essas ferramentas de compatibilidade permitem que os jogos desenvolvidos para o Windows funcionem no Linux, semelhante ao que o popular Wine vem fazendo há anos no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

No início desta semana, linhas de código foram descobertas pelo SteamDB no banco de dados do Steam.

O código parece estar referenciando um modo de compatibilidade que ainda será revelado, completo com vários elementos de interface do usuário (UI), menu de configurações e o que parece ser a capacidade de forçar essa compatibilidade.

O serviço é chamado Steam Play (via GamingOnLinux), com uma descrição que diz: "O Steam Play instalará automaticamente ferramentas de compatibilidade que permitem que você jogue jogos de sua biblioteca que foram criados para outros sistemas operacionais".

Curiosamente, a descrição de outra ferramenta explica que os usuários poderão selecionar uma ferramenta de compatibilidade para uso com jogos que não foram especificamente testados em sua plataforma, que geralmente se refere a jogos do Windows que não incluem o suporte ao Linux.

Vale a pena notar que esses pacotes não fazem referência específica a nenhuma das outras ferramentas de compatibilidade conhecidas, como o Wine ou o DOSBox. A Valve pode muito bem estar trabalhando em uma solução proprietária, o que faria sentido dado o nome.

O trabalho certamente está sendo feito em segundo plano, como você pode ver pelo número de atualizações dos Manifestos de Compatibilidade da Valve para Teste Beta, mas a atualização mais recente ocorreu há quase dois meses, portanto, talvez seja melhor não esperar por um anúncio próximo.

Como o site observa, o cliente Linux da Steam atualmente não permite que os usuários lancem a ferramenta de compatibilidade do Linux Wine a partir do próprio cliente, então a próxima ferramenta pode ser uma forma de oferecer isso nativamente,

PS.: Todos os links estão na notícia original:

https://bit.ly/2nJAIbB

Veja Também:
Jogadores de Esquadrão Suicida estão insatisfeitos com os conteúdos da primeira temporada
Stasis: Bone Totem, elogiado jogo de terror, chega aos consoles
Grandes acordos exclusivos com Game Pass e Epic para indies não são mais o que eram antes, afirmam devs
Triple-i é uma nova iniciativa focada em jogos indies
NCSoft confirmou oficialmente que está desenvolvendo Guild Wars 3
CD Projekt atualiza o status dos seus futuros projetos