Conselho Norueguês do Consumidor acusa Nintendo de não oferecer cancelamento de reservas

Enviado por Turokrj, em

Praticamente todas as grandes lojas digitais permitem que os usuários cancelem a compra dos produtos que reservaram e pagaram antecipadamente, sem ter que dar motivos ou explicações.

O estabelecimento realiza um reembolso do dinheiro e o caso fica resolvido, desde que a remessa não tenha sido enviada, física ou digital. Quase todos, mas não a Nintendo eShop, que não oferece qualquer opção de cancelamento. E na União Européia, dizem, que esta prática é ilegal.

A denúncia vem do conselho de defesa do consumidor da Noruega (Norwegian Consumer Council), que, como membro do Espaço Econômico Europeu, participa em grande parte na legislação comunitária. A agência pediu à Nintendo Europe uma explicação sobre este projeto e pediu um procedimento que torne mais fácil para os compradores cancelarem suas operações, porque em caso de não fazerem, estarão violando as diretrizes relevantes do consumidor.

"Eles têm que mudar sua maneira de fazer as coisas."

Disse Thomas Iversen, da NCC, no artigo denunciado pela Pressfire (via Gonintendo)

"Eles têm que cumprir as regras e mostrar claramente como o consumidor pode prosseguir se pretender cancelar uma reserva, independentemente da sua política em reservas ou reembolsos, o direito de cancelamento é sempre aplicável antes do lançamento do jogo."

Acrescentou

Não é apenas o direito, é também o procedimento. Tanto a Xbox Store quanto a PlayStation Store oferecem essa possibilidade, mas nenhuma delas torna tão fácil quanto o Steam, que com o apertar de um botão inicia o processo.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado